Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12
13
16
17
20
23
24
25
26
27
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Programa de Actividades
Nome: Apanha de chorão e observação de aves na IBA Lagoa dos Salgados
Data: 2015-03-15
Data de Conclusão: 2015-03-15
Hora: 09:30:00
Hora de Conclusão: 18:00:00
Regiões: Algarve
Descricao:  

Junte-se a nós e passe um domingo agradável na IBA Lagoa dos Salgados. De manhã, participe na apanha de chorão, planta invasora que está a ameaçar a flora nativa do local e, à tarde, acompanhe-nos num percurso guiado que nos leva aos melhores pontos para a observação de aves na lagoa!

Organização: SPEA, Quercus - Núcleo Regional do Algarve, A Rocha, Almargem e Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados

Apoio: Agência Portuguesa do Ambiente, Câmara Municipal de Silves

Guias/monitores: Rui Eufrásia (vigilante da IBA Lagoa dos Salgados), Julieta Costa (SPEA), Fernando Dias (Quercus), Marcial Felgueiras (A Rocha)

Destinatários: Atividade aberta a todos os interessados (sócios e não sócios) | Participantes: Min. 5; Máx. 16 | Idade mínima: 10 anos

Local: 
IBA Lagoa dos Salgados, Silves
- Conheça melhor a avifauna desta IBA aqui
- Leia o artigo que saiu na revista Pardela 49 (pág. 15)

Programa detalhado:
- 9h30 às 12h30: Apanha de chorão
A manhã é dedicada à apanha de chorão-das-praias Carpobrotus edulis nas manchas identificadas na IBA (margem sul da lagoa e sistema dunar), através de arranque manual, processo facilitado pelo uso de luvas e utensílios de jardinagem (ex: ancinho, sacho). No final da manhã, o chorão arrancado será junto num monte, a depositar no estacionamento da Praia Grande, junto da passadeira, a recolher posteriormente pelos serviços da C.M. Silves. Consoante o número de inscritos, poderá haver necessidade de formar 2 grupos, devidamente acompanhados por um monitor.
- 12h30 às 15h30: Almoço livre, da responsabilidade dos participantes
Os participantes poderão levar farnel/piquenique ou optar por outra solução
- 15h30 às 18h: Observação de aves
Percurso guiado, curto e de fácil acesso, em torno da lagoa dos Salgados. Algumas espécies que se poderão observar: águia-sapeira, falcão-peregrino, camão, zarro, alfaiate, flamingo e colhereiro.  

Ponto de encontro: às 9h30, no estacionamento da Praia Grande (Silves). 

Preço (seguro de acidentes pessoais): 1,50 € / pessoa
NOTA: Os participantes das atividades promovidas pela SPEA estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais em conformidade com a legislação (DL 108/2009, 15 Maio). Porém, este seguro impõem como pressuposto de aceitação que a pessoa segura tem que ter menos de 70 anos de idade. A SPEA não impede que pessoas com idade superior participem nas suas atividades, mas as mesmas terão que assinar um termo de responsabilidade antes do início da atividade, para poderem participar na mesma, referindo que o participante não estará coberto por nenhum seguro acionado pela SPEA.

Recomendações: Levar roupa e calçado confortável (aconselhável também uma muda de roupa), chapéu e protetor solar, luvas (preferencialmente tipo jardineiro) e, se possível, ferramentas de jardinagem (exemplo: ancinho, sacho) para auxiliar a apanha de chorão; trazer binoculos; farnel/piquenique, para meio da manhã/almoço/tarde (incluindo água).

Inscrições: Até 12 março, contacte-nos a/C Vanessa Oliveira, e indique: nome completo, data de nascimento, número de contribuinte, e-mail e telemóvel.
NOTA: Caso inscreva mais do que 1 pessoa, deve indicar também nome completo, data de nascimento e número de contribuinte dos restantes membros do grupo. 


Contacto:
Vanessa Oliveira; vanessa.oliveira
[arroba]spea.pt; Tel.: 213 220 434/0

Pagamento: Quando receber a confirmação da sua inscrição poderá efectuar o pagamento do seguro de acidentes pessoais através das seguintes formas:
a) na sede (Av. João Crisóstomo, Nº 18 – 4º Dto., Lisboa | 9h30-13h00 e 14h00-18h00), ou
b) por transferência bancária para o NIB da SPEA: 0033.0000.45320626539.05 – refira no descritivo a palavra “atividade_seguro” e envie para o e-mail vanessa.oliveira[arroba]spea.pt o comprovativo de pagamento.

Condições de participação

Avaliação da atividade:
Formulário
Preencha e envie o formulário de avaliação que tem como objectivo conhecer a opinião dos sócios sobre as actividades em que participaram.

Fotos: 
Camão | Jorge Rodrigues 
Mancha de chorão | Rui Eufrásia
 
Observação de aves | Domingos Leitão
Flamingo | Faisca













Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com