Novembro 2017

Parceria: C.M. Lagos e SPEA
Colaboração: Associação A Rocha
Apoio: Instituto do Ambiente
Local: Meia-praia
Descrição: As dunas da Meia-praia constituem um exemplo típico de um cordão dunar litoral, que forma uma barreira natural entre o estuário e a baía de Lagos. É habitat para muitas espécies de fauna e flora, algumas das quais endémicas. À semelhança da maior parte da linha da costa algarvia, as dunas da Meia-praia têm sido alteradas, e muitas das vezes destruídas, quer por fatores naturais (por exemplo a erosão), mas sobretudo por fatores humanos, como o urbanismo desordenado, o pisoteio, a introdução de exóticas, entre outros. Estes e outros assuntos foram trabalhados pelos alunos envolvidos, ao longo de 3 sessões (cada turma), divididas entre 1 aula teórica e duas saídas de campo ao local de estudo.
Algumas das ações dinamizadas no projeto foram integradas num estudo realizado pela Associação A Rocha, e que visou a monitorização da nidificação da Chilreta e do Borrelho-de-coleira-interrompida e a aplicação de medidas de conservação para estas duas espécies. No final foram promovidas atividades para os familiares dos alunos, em que este tiveram oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos e transmiti-los aos participantes.