Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Novembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
1
3
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
27
28
29
30
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.

Curiosidades
- Cortiça: Portugal é o país que mais cortiça produz: cerca de 33%. Um dos maiores usos da cortiça são as rolhas das garrafas de vinho, contudo são cada vez mais as empresas a nível internacional que optam por rolhas de plástico ou a imitar cortiça. A cortiça não só é boa para o ambiente, como também ajuda a conservar o vinho. Dê sempre preferência a rolhas de cortiça e assim está a ajudar um ecossistema muito importante para todos nós. 

- Eucalipto: é uma espécie exótica, originária da Austrália. No nosso país as plantações de eucaliptos são extremamente pobres em biodiversidade, muito vulneráveis aos incêndios e causam problemas graves de destruição dos recursos hídricos. O valor da madeira de eucalipto para a indústria do papel motivou a expansão do seu cultivo por todo o país desde os anos 60. A área de eucalipto aumentou exponencialmente, sendo já a terceira espécie mais abundante, ocupando 20% do território Continental (mais de 600000 ha).

- Incêndio na Madeira: Em 2010 a ilha da Madeira foi assolada por um violento incêndio que durante uma semana destruiu todo o maciço montanhoso central e parte da floresta Laurissilva, afectando um total de 8000 hectares. O maciço montanhoso central, classificado como ZPE e ZEC, era dos locais onde estava mais bem conservada a vegetação de altitude da Madeira, com plantas únicas no mundo como seja a Sorveira Sorbus maderensis, a Violeta-da-madeira Viola paradoxa e a Armeria-da-madeira Armeria maderensis. As zonas de Laurissilva mais afectadas foram as da Fajã da Nogueira e do Ribeiro Frio, redutos de árvores centenárias como seja o Til Ocotea foetens e o Vinhático Persea indica e de uma das aves endémicas da Madeira, o Pombo-trocaz Columba trocaz.


Foto: Montado de Sobro © SEO Birdlife







Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com