Novembro 2017

Espécies alvo
Freira-da-Madeira Pterodroma madeira
Distribuição: Espécie endémica da ilha da Madeira.
Estatuto de conservação Europa (BiE): Em Perigo
SPEC 1
Livro Vermelho: Em Perigo
Nidifica apenas nas montanhas mais altas da ilha da Madeira e atualmente a sua população está estimada entre 70 e 80 casais reprodutores. Nidifica entre março e outubro.

Cagarra Calonectris diomedea
Distribuição: vasta distribuição pela Europa, desde o Atlântico Norte até ao Mediterrâneo. No arquipélago da Madeira ocorre a subespécie borealis e a sua maior colónia encontra-se nas ilhas Selvagens.
Estatuto de conservação Europa (BiE): Vulnerável
SPEC 2
Livro Vermelho: Pouco preocupante
Maior ave marinha que ocorre no arquipélago da Madeira e está presente em todas as ilhas no entanto para as ilhas da Madeira e Porto Santo, não existem estimativas populacionais. A sua época de nidificação ocorre entre fevereiro e novembro.

Patagarro Puffinus puffinus
Distribuição: Paleártico Ocidental, encontrando-se bem distribuída no Nordeste do Atlântico, incluindo os arquipélagos Atlânticos dos Açores, Madeira e Canárias.
Estatuto de conservação Europa (BiE): Localizado
SPEC 2
Livro Vermelho: Vulnerável
Ocorre apenas nos vales do interior da ilha da Madeira. Pela dificuldade de localizar os seus ninhos, não existem estimativas populacionais. A sua época de nidificação ocorre entre fevereiro e julho. A par da Cagarra é das espécies mais encontradas devido ao encadeamento com luzes.

Pintainho Puffinus baroli
Distribuição: Espécie endémica da Macaronésia que ocorre nos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias.
Livro Vermelho: Vulnerável
Ocorre em todas as ilhas do arquipélago da Madeira, embora nas ilhas da Madeira e Porto Santo esteja presente em números reduzidos, embora não existam estimativas para a sua população nestas ilhas. Nidifica entre os meses de fevereiro e junho.

Roque-de-castro Oceanodroma castro
Distribuição: na Europa está restrita à costa rochosa das Berlengas (Portugal continental), Açores e Madeira.
Livro Vermelho: Pouco Preocupante
Nas ilhas da Madeira e Porto Santo, os seus locais de nidificação são pouco conhecidos e não se conhecem estimativas para o tamanho da sua população. Está presente durante todo o ano, existindo duas populações distintas, a população de verão (março a setembro) e a população de inverno (setembro a fevereiro).

Alma-negra Bulweria bulwerii
Distribuição: na Europa está restrita à região da Macaronésia, com maior concentração no arquipélago da Madeira.
Livro Vermelho: Pouco Preocupante
Os seus locais de nidificação na ilha da Madeira e no Porto Santo são pouco conhecidos e não se conhecem estimativas para o tamanho da sua população. Está presente no arquipélago da Madeira entre os meses de maio e setembro.

Fotos: © Filipe Viveiros; © AIF; © Thijs Valkenburg; © Iván Ramirez; © João Nunes