Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Novembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
1
3
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
27
28
29
30
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.

Impacte nas aves

Interação entre as aves e as linhas elétricas


Vários estudos de monitorização têm sido realizados nas últimas décadas em diferentes países, dando conta da mortalidade de aves associada à interação com as linhas elétricas, seja por colisão com os cabos condutores de eletricidade enquanto voam, seja por eletrocussão, que ocorre por contacto simultâneo da ave com dois cabos condutores ou entre um cabo condutor e o apoio (poste elétrico).
A morte por colisão afeta essencialmente espécies com menos destreza de voo, que voem em bandos ou durante horas de pouca visibilidade. Condições climatéricas adversas, como nevoeiro, chuva e vento afetam a capacidade das aves verem os cabos e de se desviarem dos mesmos a tempo de evitarem a colisão.
Por outro lado, há maior probabilidade de ocorrer eletrocussão nas aves de grande porte e que têm o hábito de utilizar os apoios como pouso. Desta forma, as rapinas, em geral, são um grupo bastante afetado. Também neste caso a ocorrência de chuva facilita a condutibilidade das penas e a consequente eletrocussão.



Foto:
Milhafre eletrocutado, em Santa Maria, num PT com DST's na cabeça do apoio © Carla Veríssimo







Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com