Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Novembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
1
3
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
27
28
29
30
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.

Mapeamento
Mapeamento dos locais da rede elétrica mais utilizados pelo Estorninho-malhado

O Estorninho-malhado Sturnus vulgaris granti é uma das espécies de aves mais abundantes dos Açores, para além de ter hábitos gregários que resultam na formação de bandos que atingem, por vezes, alguns milhares de indivíduos.
Esta espécie tem o hábito de pousar nos cabos e apoios das linhas elétricas e de telefone, agrupando-se aí em grandes bandos, principalmente durante as últimas horas de luz solar, antes de se dirigir aos seus dormitórios. Esta prática resulta por vezes em interferências na distribuição de eletricidade ou mesmo em avarias na rede elétrica, das quais resultam prejuízos para as companhias elétricas e, por vezes, a morte simultânea de vários estorninhos.
O alinhamento dos cabos elétricos e o modo como são fixados ao apoio estão relacionados com a maior probabilidade em ocorrer este tipo de incidentes. Assim, a modificação de certas linhas elétricas para configurações mais seguras pode resolver o problema causado pelos estorninhos.
Neste projeto pretendem localizar-se os locais da rede elétrica dos Açores que são mais utilizados pelo Estorninho-malhado, reunindo informação que, após cruzada com os dados das tipologias de apoios, nos permitirá decidir quais os locais de maior risco de ocorrência destes incidentes e que deverão ser alvo de intervenção.
Este estudo está a ser desenvolvido em Santa Maria, na Graciosa e no Faial, ilhas com maior historial de problemas com estorninhos.


Documentos


Foto: Estorninhos pousados numa linha em Canadiana em amarração, na Graciosa © Carla Veríssimo







Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com