Novembro 2017

Home  > Estudo e Conservação > Projetos > LIFE EuroSap

LIFE EuroSap
O projeto LIFE EuroSAP junta 10 países europeus, nos quais Portugal está incluído, e tem como objetivo unir sinergias para enfrentar os novos desafios e ameaças a que algumas das nossas aves icónicas estão sujeitas. Este projeto, que teve início em abril de 2015 e que irá ser implementado até março de 2018, conta com o envolvimento de 13 parceiros, sendo a SPEA o representante do projeto em Portugal.

As 16 espécies de aves visadas ​​pelo LIFE EuroSAP são algumas das espécies mais carismáticas e ameaçadas da Europa, entre elas a rola-brava e o painho-de-monteiro. As medidas de conservação atuais não são adequadas à nossa realidade e as suas populações continuam em declínio contínuo. Este projeto vai estabelecer as bases de trabalho e identificar as medidas de conservação que serão necessárias implementar durante os próximos anos, de forma a garantir a viabilidade das espécies-alvo. As aves não têm fronteiras, como tal, para aquelas espécies com uma distribuição mais ampla, que incluem vários países, como por exemplo a rola-brava, é imprescindível que todos os países onde a espécie ocorre unam esforços e trabalhem de forma consertada em prol da sua preservação. Existem outras espécies que, apesar de não nidificarem no nosso país, Portugal representa uma área fundamental em pelo menos parte do seu ciclo de vida, por exemplo, é um local de eleição onde inúmeras espécies passam o inverno, como é o caso do abibe ou do milherango.

O LIFE EuroSAP marca o início de uma nova era para a conservação das aves na Europa. Estamos a abordar a conservação das aves numa escala verdadeiramente continental e a criar uma parceria ampla que irá trabalhar em conjunto para proteger melhor as nossas espécies, as nossas atividades e a biodiversidade da nossa região.

Durante os próximos três anos, este projeto prevê desencadear em Portugal o processo de definição do Plano de Ação para o painho-de-monteiro. A SPEA irá coordenar as ações que envolvem esta espécie e contribuir ativamente para a definição dos Planos de Ação das restantes espécies-alvo do projeto. Do total de 16 espécies sobre as quais o projeto vai incidir, apenas 7 têm implicação para Portugual, como é o caso do abutre-preto, da rola-brava, do abide, do ostraceiro, do combatente, da narceja, do maçarico-real, do milherango, do perna-vermelha e do já referido painho-de-monteiro.

- Saiba mais