Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Novembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
1
3
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
27
28
29
30
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Estudo e Conservação > Projetos > Sensibilização ambiental em São Tomé
imprimir

Sensibilização ambiental em São Tomé
Projeto "Criar bases para a conservação da biodiversidade única da ilha de São Tomé"

Este projeto, que juntou a BirdLife International, a Oikos e a SPEA, pretendeu envolver os mais jovens na conservação da biodiversidade do seu país. São Tomé e Príncipe é conhecido como as Galápagos de África devido à sua biodiversidade única. Contudo, embora o arquipélago tenha taxas de endemismo elevadas, o tamanho das populações das espécies que aí habitam está limitado pela dimensão reduzida das ilhas. Esta situação faz com que esta biodiversidade excecional esteja altamente vulnerável a ameaças como o desenvolvimento agrícola mal planeado, abate ilegal de madeira, falta de controlo sobre a extração de produtos florestais, espécies invasoras, caça e a possível construção de uma barragem hidroelétrica.

Os parceiros do projeto estão empenhados em salvaguardar a biodiversidade ameaçada de São Tomé e Príncipe e têm centrado esforços, nos últimos anos, sobretudo na ilha de São Tomé, onde têm trabalhado no campo para entender o estado e as ameaças às populações das 3 espécies de aves endémicas Criticamente em Perigo de extinção que aí ocorrem, de forma a melhorar os planos de conservação destas espécies e da floresta. Têm igualmente dado aconselhamento e sensibilizado o governo e o setor privado para melhorar a gestão e proteção do Parque Natural d'Obô e têm dado formação para aumentar a capacidade nacional em termos de conservação da natureza; e sensibilizado as comunidades locais para a importância da biodiversidade e dos ecossistemas de São Tomé e Príncipe.

O objetivo deste projeto, que decorreu entre 2016 e 2017, foi aumentar a consciência da juventude sobre a importância global das aves de São Tomé e Príncipe, com base em resultados de comunicações anteriores, de forma a criar um ambiente favorável a iniciativas futuras de conservação em grande escala e desenvolvimento das comunidades e dos seus meios de subsistência. Para envolver os jovens no projeto e alertá-los para a vida selvagem que os rodeia, o projeto criou uma música, com um videoclip que juntou músicos conhecidos e jovens. Apostou-se ainda num programa escolar piloto sobre conservação da biodiversidade e foi criado um Clube de Natureza na Escola Secundária de Porto Alegre, situada na Zona Tampão do PN d'Obô.

A música, "Inem Bô" foi criada para este projeto pela ASSOMUSICOS, Associação dos Músicos de São Tomé e Príncipe e pretende sensibilizar para a importância da conservação da biodiversidade, com foco nas aves e na floresta. Nela participam vários artistas bem conhecidos dos Santomenses, que alertam para o desaparecimento das aves como resultado das atividades humanas, nomeadamente a desflorestação.



Inem Bô from SPEA on Vimeo.







Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com