Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
1
2
3
4
5
6
7
9
10
11
12
14
23
27
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir

O programa do congresso de Ornitologia da SPEA & I Jornadas Macaronésicas de Ornitologia divide-se em duas vertentes: uma de cariz essencialmente científico, e outra de pendor mais social.

Programa Provisório
Os trabalhos do congresso decorrem entre os dias 29 e 31 de Outubro de 2011, havendo também algumas actividades relacionadas com o eventos nos dias 28 Outubro e 1 Novembro.


28 Outubro 2011, sexta-feira
18h00 - 20h00: Início da recepção de participantes

29 Outubro 2011, sábado
08h00-13h00: Saída de campo 1 - Ponta de S. Lourenço
08h00-13h00: Saída de campo 2 - Pico do Areeiro
14h30-15h00: Sessão de abertura
15h00-18h30: Primeiro dia de trabalhos

30 Outubro 2011, domingo
09h00-09h30: Recepção de participantes
09h30-18h30: Segundo dia de trabalhos
20h00: Jantar do congresso 

31 Outubro 2011, segunda-feira
09h00-09h30: Recepção de participantes
09h30-18h00: Terceiro dia de trabalhos 
11h00-17h30: Seminário «Linhas eléctricas, iluminação pública e avifauna» (sessão paralela) - ver detalhes de programa específico e de inscrição em baixo
17h30-18h30: Entrega de prémios e Sessão de encerramento

1 Novembro 2011, terça-feira
08h00-13h00: Saída de campo 3 - Ponta de S. Lourenço
08h00-13h00: Saída de campo 4 - Pico do Areeiro
08h00-18h00: Saída de campo 5 - Ilhas Desertas


Programação científica
Do programa científico fazem parte a apresentação de comunicações orais por parte de oradores convidados e de participantes, bem como a habitual sessão de posters. Há ainda espaço para sessões paralelas como o Seminário “Linhas eléctricas, avifauna e iluminação”, entre outras.

Os principais temas que estarão em debate são: 1) as aves da Macaronésia; 2) ecologia e conservação de aves florestais; 3) monitorização das aves comuns e a sua utilização como indicadores do estado dos ecossistemas; 4) ecologia e conservação de espécies endémicas e espécies globalmente ameaçadas; 5) perspectivas socioeconómicas e conservação da natureza e 6) ecologia alimentar de aves marinhas; havendo ainda trabalhos sobre outras temáticas.

Oradores Convidados
-
Henrique Miguel Pereira - Coordenador do GEO BON, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Comunicação: GEO BON: Uma rede global de observação da biodiversidade para os objectivos de 2020

- Juan Carlos Hillera Cobo - Instituto Cantábrico de Biodiversidad (ICAB), Espanha
Comunicação: Colonização e diversificação das aves na Macaronésia 

- Juan Carlos Rando - IMEDEA-CSIC, Espanha
Comunicação: As aves extintas da Macaronésia

- Martin Jones – Divisão de Biologia e Ecologia da Conservação, Manchester Metropolitan University, Reino Unido
Comunicação: Biogeography of Island Birds, with special reference to Macaronesia (Martin Jones, Paulo Oliveira, Danny Norrey, Ed Harris)

- Tomás Santos Martínez - Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Complutense de Madrid, Espanha
Comunicação: As aves florestais ibéricas: distribuição, diversidade e conservação

- Biografia dos oradores convidados

 

EVENTO PARALELO
Seminário “Linhas Eléctricas, iluminação e avifauna”, 31 Outubro
Neste seminário, dedicado aos temas do impacte das linhas eléctricas e da iluminação nocturna na avifauna, serão discutidos os últimos desenvolvimentos relativos ao conhecimento dos impactes e métodos de minimização dos mesmos, bem como das perspectiva futuras aos níveis nacional e europeu. Contará com a participação de empresas de electricidade, da SEO/BirdLife, de organismos regulamentadores e autarquias, estando aberto de todos os demais interessados.

A entrada é livre para congressistas e outros interessados. Caso necessário contacte Julieta Costa - 21 322 0430; julieta.costa[arroba]spea.pt (substituir [arroba] por @).

- Carta-convite
- Programa do seminário

 

Programação Social

Para o vertente social do programa estão previstas algumas saídas de campo, o já habitual jantar de convívio. Haverá ainda um leilão silencioso - pelo Patagarro -, e estarão presentes algumas bancas de venda de artigos ligados à ornitologia/natureza e aos produtos regionais. Saiba como participar em baixo.

Saídas de campo
As saídas de campo estão incluídas no preço de inscrição. Dado que o número de vagas para cada saída de campo é limitado (13 participantes/saída), a participação numa segunda saída está condicionada ao número de inscrições na mesma. As pré-inscrições nas saídas de campo, que devem ser efectuadas no campo correspondente da ficha de inscrição no congresso, serão processadas por ordem de chegada e apenas validadas após a recepção do pagamento da inscrição no congresso, que neste caso deve ser efectuado até 30 de Setembro.

 

Uma manhã na Ponta de São Lourenço
- Breve descrição: Esta actividade vai permitir explorar o trilho da península de São Lourenço, situada na ponta Este da Madeira. O caminho está em boas condições e permite observar as paisagens das arribas mais belas da ilha. A área do percurso está integrada no Parque Natural da Madeira, classificada de reserva natural parcial e também integra a Rede Natura 2000.
Espécies que serão observadas: Corre-caminhos Anthus berthelotii, Pintassilgo Carduelis carduelis, Canário-da-terra Serinus canaria, Pintarroxo Carduelis cannabina e Pardal-da-terra Petronia petronia. Percurso fácil com a extensão de 8 Km (ida e volta).
- Datas possíveis: 29 Outubro (ESGOTADA) ou 1 Novembro
- Horário: 8h-13h
- Ponto de encontro: Fórum Machico
- Guias: Parque Natural da Madeira
- Inclui: Transporte durante a saída, acompanhamento por guias especializados e a disponibilização de alguma material óptico e de guias de identificação de aves e seguro.
- Recomendações: Roupa quente, impermeável, calçado adequado, chapéu, fato-de-banho, farnel, água binóculos e guia de campo.
- Número de vagas: 13
- Inscrições (ficha de inscrição no congresso)

 

Uma manhã no Pico do Areeiro
- Breve descrição: O Pico do Areeiro é o terceiro pico mais alto da ilha da Madeira e está próximo da área de nidificação da Freira-da-madeira Pterodroma madeira, a ave marinha mais ameaçada da Europa. Esta visita permite conhecer onde esta ave endémica nidifica assim como alguma da vegetação de altitude, composta por diversos endemismos.
Percurso de dificuldade média, não aconselhável a quem sofra de vertigens, com a extensão de 6 Km.    
- Datas possíveis: 29 Outubro (ESGOTADA) ou 1 Novembro
- Horário: 8h-13h
- Ponto de encontro: Fórum Machico
- Guias: Parque Natural da Madeira
- Inclui: Transporte durante a saída, acompanhamento por guias especializados e a disponibilização de alguma material óptico e de guias de identificação de aves e seguro.
- Recomendações: Roupa quente, impermeável, calçado adequado, farnel, água, binóculos e guia de campo.
- Número de vagas: 13
- Inscrições (ficha de inscrição no congresso)

 

Um dia nas ilhas Desertas (ESGOTADA)
- Breve descrição: A reserva natural das Ilhas Desertas apresenta uma elevada biodiversidade, sendo local de nidificação de diversas espécies de aves marinhas. Durante esta actividade será possível observar diversas espécies de aves, destacando-se a Cagarra Calonectris diomedea, Freira do Bugio Pterodroma feae, Corre-caminhos Anthus berthelotii e Canário Serinus canaria. Ainda durante a viagem de barco, poderá haver a possibilidade de observar diversas espécies de cetáceos. Viagem de barco com duração aproximada de 2 horas e 30 minutos. Possibilidade de fazer um pequeno percurso nas Desertas de dificuldade baixa e com extensão de 1 km.
- Datas possíveis: 1 Novembro (terça-feira)
- Horário: 8h-18h
- Ponto de encontro: Marina de Machico
- Guias: Parque Natural da Madeira
- Inclui: Transporte durante a saída, acompanhamento por guias especializados e a disponibilização de alguma material óptico e de guias de identificação de aves e seguro.
- Recomendações: Levar almoço, água, calçado adequado, chapéu, protector solar, roupa quente, impermeável, fato-de-banho, binóculos e guia de campo. Aconselha-se a levar uma muda de roupa para desembarcar na praia, uma vez que é necessário molhar os pés e pernas.   
- Número de vagas: 13
- Inscrições (ficha de inscrição no congresso)

 

Passeio de barco às ilhas Desertas com a Bonita da Madeira – 1 de Novembro
- Breve descrição: a Bonita da Madeira faz preços especiais para os congressistas no seu cruzeiro regular às ilhas Desertas. Caso já não tenha vagas nas saídas gratuitas do congresso, esta é uma excelente opção. «Visite as Desertas, 15 milhas a sudeste da Madeira, Reserva Natural, habitat dos raros lobos-marinhos Monachus monachus e importante centro de nidificação de aves raras. Ancoraremos na Doca, pequena baía de águas cristalinas, onde poderá nadar, mergulhar e relaxar. Após um delicioso almoço, poderá fazer uma visita guiada a terra.» NOTA: a realização do passeio está dependente das condições climatéricas do dia.
- Horário: 1 de Novembro, 10h-18h
- Ponto de encontro: a indicar
- Inclui: almoço (pão, salada, prato principal, uma bebida e sobremesa), visita guiada e seguro. Não inclui: transporte até ao ponto de encontro (a confirmar)
- Recomendações: Levar água, calçado adequado, chapéu, protector solar, roupa quente, impermeável, fato-de-banho, muda de roupa, binóculos e guia de campo.
- Organização: Bonita da Madeira (www.bonita-da-madeira.com)
- Número de vagas: mínimo – 4; máximo - 50 (nota: os congressistas partilharão o cruzeiro com outros turistas, pelo que este número depende das vagas existentes)
- Preço/pagamento: 60 € (inclui desconto de 25% sobre o PVP de 80 €). Crianças até 3 anos – grátis; 4-12 anos - metade do preço. Forma de pagamento – a indicar.
- Inscrições: envie um e-mail para vanessa.oliveira@spea.pt indicando o nome completo das pessoas que inscreve, datas de nascimento e contactos de e-mail e telefone.

Jantar do Congresso – domingo, 30 de Outubro (PRÉ-INSCRIÇÕES ABERTAS)
O jantar de convívio é já uma presença regular no programa destes congressos. Um espaço onde descontraidamente se conversa, ao mesmo tempo que se podem saborear alguns dos pratos típicos da região como as espetadinhas à Madeirense. Reserve já o seu lugar para uma noite que promete um menu de «fazer crescer água na boca» e algumas surpresas…
- Local: Hotel Dom Pedro, em Machico
- Data/horário: domingo 30 de Outubro, 20h30
- Preço: 20 €/pessoa (consulte menu completo). Pagamento no secretariado do congresso.
- Inscrições: até 26 de Outubro às 19h30 - por telefone (91 9382722) ou por e-mail (alexandra.lopes@spea.pt)


Leilão Silencioso pelo Patagarro
A área de nidificação do Patagarro Puffinus puffinus no interior do Parque Ecológico do Funchal foi totalmente destruída pelo incêndio que atingiu as serras da Madeira em 2010. Embora os indivíduos nidificantes não tenham sido directamente afectados por nessa altura já não se encontrarem nos ninhos, a espécie não encontra agora condições adequadas para permanecer neste reduto do concelho do Funchal. Para evitar o desaparecimento do Patagarro do Vale de Santa Luzia, é necessário desenvolver várias acções tais como a consolidação dos ninhos conhecidos e construção de ninhos artificiais. Por esta razão, organiza-se durante o congresso um leilão silencioso, cujas receitas reverterão para o Projecto Puffinus – Conservação do Patagarro no Parque Ecológico do Funchal.

Para que este leilão seja um sucesso, contamos consigo. Nesta fase, necessitamos de artigos para leiloar e caso tenha algo que queira oferecer (produtos relacionados com o ambiente e que possam interessar aos congressistas como livros, quadros, DVD), contacte-nos para joana.domingues@spea.pt e entregue os artigos na nossa sede (Madeira, Lisboa ou Açores).

Colabore e ajude a recuperar o habitat de nidificação do Patagarro no Funchal!

- Projecto Puffinus

Fotos: Freira da Madeira Pterodroma madeira © Filipe Viveiros; Ponta de S. Lourenço © Cátia Gouveia; Pico do Areeiro © Ana Isabel Fagundes; Ilhas Desertas © Helena Encarnação; barco da Bonita da Madeira © Bonita da Madeira; jantar do VI Congresso (Elvas, 2009) © Joana Andrade; Patagarro © Thijs Valkenburg

 



voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com