Notícias

13% das aves do mundo estão em perigo de extinção

De acordo com a Lista Vermelha de 2011, da UICN, actualizada e divulgada esta semana, encontra-se em perigo de extinção o maior número de espécies de aves de sempre. Este ano o número de aves em risco de extinção subiu para 1253, representando 13% do total das espécies de todo o mundo. Mas nem todas as notícias são más: entre as espécies que viram o seu estatuto melhorado consta o Pombo-trocaz da ilha da Madeira.

A Abetarda-da-índia Ardeotis nigriceps subiu na lista para “Criticamente em Perigo”,  o maior nível de ameaça.  A caça, a perturbação perda de habitat e a sua fragmentação, contribuíram para reduzir a população desta magnífica espécie para cerca de 250 indivíduos. Com um metro de altura, pesando quase 15 kg, esta ave já teve uma larga dispersão, pelos campos da Índia e do Paquistão, mas agora está restrita a fragmentos pequenos e isolados do restante do habitat.

No caso de Portugal, no entanto, existem boas notícias para o Pombo-trocaz Columba trocaz, que já não se encontra num nível de perigo tão elevado e foi promovido do estatuto de ‘Quase Ameaçado’ para a categoria de ‘Pouco Preocupante’, na sequência das medidas de conservação efectuadas na Madeira e da protecção que a espécie tem no Parque Natural da Madeira.

Por outro lado, fora de território nacional, em São Tomé e Príncipe, algumas das aves que surgem na Lista Vermelha, apresentam, segundo alguns investigadores portugueses, um risco de extinção mais acentuado do que aquele que realmente aparece mencionado nesta publicação. O Pombo-de-são-tomé, por exemplo, aparece como uma espécie “Quase Ameaçado”, contudo segundo Mariana Carvalho, a realizar um estudo de doutoramento sobre a caça em São Tomé, este devia ser reclassificado como “Em perigo”, uma vez que há claros indícios do declínio da população. Esta situação é devida sobretudo à pressão da caça sobre esta espécie por parte dos habitantes locais.

Foto: Pombo-trocaz © Carlos Cabral