Dezembro 2017

Comunicados

Cinco britangos seguidos em projeto de conservação

1 agosto 2017 -   No passado dia 19 de julho, um britango foi capturado, marcado e devolvido à natureza em Bruçó, Mogadouro. Uma equipa, com elementos da Vulture Conservation Foundation (VCF), da Palombar e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), conseguiu marcar mais um britango na área do Parque Natural do Douro Internacional, no âmbito do projeto Life Rupis, coordenado pela SPEA.

Depois do Rupis e da Poiares (uma fêmea encontrada debilitada e recolhida por uma habitante desta localidade), os três britangos marcados em junho e julho ainda não foram “batizados”. O Life Rupis ver ter, de 1 a 10 de agosto, uma votação online em que o público irá escolher os nomes destas aves. Nesta
votação online, presente no website www.rupis.pt e na página de Facebook da SPEA, coordenadora do projeto, o público votará nos seus 3 nomes favoritos.

Esta foi a quinta ave marcada no período de um ano: os trabalhos de marcação de britangos do projeto iniciaram-se a 15 de julho de 2016, com a marcação de um subadulto batizado de Rupis, o primeiro britango marcado em Portugal para fins de estudos de conservação e proteção da espécie. Esta marcação permite, durante os próximos anos, o seguimento detalhado dos movimentos das aves, sendo assim possível obter importante informação para a conservação desta espécie, nomeadamente identificar áreas-chave de alimentação, nidificação, rotas de migração utilizadas e potenciais ameaças.

» Saiba mais