Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Novembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
1
3
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
27
28
29
30
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Notícias


Workshop Restauro de Ecossistemas Insulares


Este workshop estará focado em espécies exóticas invasoras em ilhas, seu impacto e gestão. Este evento será desenvolvido no âmbito do projeto Life Berlengas "Contribuir para a gestão sustentável da Zona de Proteção Especial das Berlengas (ZPE), visando a conservação dos seus habitats, populações de aves marinhas e plantas endémicas".

A flora e a fauna das ilhas tendem a ser particularmente vulneráveis às espécies exóticas invasoras, e muitos endemismos insulares extinguiram-se por ação desses invasores. Mas a consciência do impacto negativo das espécies invasoras está crescendo e as ilhas oferecem a possibilidade de refúgio e segurança a longo prazo se as espécies exóticas puderem ser erradicadas ou efetivamente controladas.

Nas últimas décadas, a gestão e até mesmo a erradicação das invasoras insulares desenvolveram-se desde a experimentação em pequena escala até operações em larga escala. Este workshop será útil para discutir a descoberta de novas abordagens e compartilhar experiências de lições de operações anteriores, quer as bem-sucedidas como as que falharam.
Este workshop reunirá peritos e aqueles que querem saber mais sobre as espécies invasoras e habitats invadidos, assim como controlá-los ou erradicá-los.
 
Temas
• Impactos da erradicação nas espécies nativas. Problemas encontrados em projetos e decisões de restauro
• Recuperação de habitats em ilhas habitadas/com visitantes. Comunicação com o público e envolvimento da comunidade no restauro ecológico
• Estabilização do solo. Ecologia da paisagem e restauro.
• Implicações económicas e sociais do restauro de ilhas (custos, financiamento, rentabilidade, empregos, meios de subsistência, serviços de ecossistemas)
 
Local: Peniche, Portugal
Data: 29 a 31 janeiro 2018
 
Proposta de programa:
 
Dia 1
9:30 – 17:30
Espécies exóticas invasoras em ilhas. Gestão e impactos
O caso das Berlengas. Remoção de mamíferos e plantas invasoras
Impactos da erradicação nas espécies nativas. Problemas encontrados em projetos e decisões de restauro
Recuperação de habitats em ilhas habitadas/com visitantes. Comunicação com o público e envolvimento da comunidade no restauro ecológico
 
Dia 2
9:30 – 17:00
Estabilização do solo. Ecologia da paisagem e restauro.
Implicações económicas e sociais do restauro de ilhas (custos, financiamento, rentabilidade, empregos, meios de subsistência, serviços de ecossistemas)
Mesas redondas para troca de experiências e apresentação das sugestões de cada grupo
 
Dia 3
9:00 – 17:00 Visita à Berlenga
 
Inscrições e informações em http://berlengas.eu/pt/eventos

Data limite de submissão de resumos – 30 novembro

Data limite para inscrição – 15 dezembro


17 de outubro de 2017




Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com