Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Novembro 2019
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Notícias


SPEA apresenta posição sobre caça nos Açores


Numa altura em que a caça é debatida na região dos Açores, a SPEA vem apresentar a sua posição sobre as medidas que considera fundamentais para que caça e conservação do ambiente possam ser compatíveis tendo como objectivo final a conservação das aves e dos seus habitats, da biodiversidade em geral e favorável à gestão das Áreas Protegidas açorianas.

Defende-se a suspensão da caça com munições de chumbo em sistemas aquáticos, a suspensão de caça aos patos, a suspensão de introdução de espécies exóticas e a regulamentação da caça em áreas protegidas e de interesse para turismo de natureza. As medidas propostas são, na visão da SPEA realistas, objectivas e, se implementadas pelo Governo, poderão colocar a região dos Açores na vanguarda da caça sustentável a nível europeu.

A SPEA integra e apoia a Iniciativa de Caça Sustentável, promovida pela Comissão Europeia desde 2002 e debatida entre a BirdLife International e a Federação de Associações de Caça e Conservação da União Europeia (FACE). A iniciativa defende uma caça sustentável e reconhece que esta é um dos usos possíveis do território integrado na Rede Natura 2000, sendo positivo o envolvimento dos caçadores que tenham consciência da importância da biodiversidade e dos valores naturais nessa rede de sítios. Dado o debate que tem sido levantado nos últimos tempos e, que em parte, tem sido confuso por partir do pressuposto falso que o novo decreto de conservação da biodiversidade na Região veio alterar a regulamentação da caça nos Açores, vem a SPEA divulgar o seu documento de posição, disponível na íntegra no site da associação [1].

Veja a Carta aberta sobre a caça nos Açores e o Comunicado de Imprensa




Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com