Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
2
3
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Como Ajudar > Conselhos Verdes > Aves e Agricultura
imprimir

Aves e Agricultura
De acordo com dados do Esquema Pan-Europeu de Monitorização de Aves Comuns, as aves de zonas agrícolas constituem na actualidade um dos grupos de aves mais ameaçados na Europa, tendo o valor médio do Índice de Aves Comuns de Zonas Agrícolas (IACZA) atingindo o nível mais baixo desde 1980, com uma redução na ordem dos 48%.

Por terem uma posição mais elevada na cadeia trófica, as aves são bons indicadores de estado dos ecossistemas e da biodiversidade. Quando começam a desaparecer, significa que algo de errado se passa com o ambiente e que é então necessário agir.

Biodiversidade em meio agrícola – porquê conservar?
Os sistemas agrícolas dependem de serviços prestados pelos ecossistemas naturais como a regulação dos ciclos da água e dos nutrientes, a polinização das culturas e o controlo natural de pragas.
Por sua vez, a biodiversidade desempenha um papel importante na manutenção do funcionamento dos ecossistemas naturais. As aves, por exemplo, intervêm nos ecossistemas de forma complexa, regulando as populações das espécies de que se alimentam e auxiliando na dispersão de sementes e na promoção da sua germinação.

Dado que muitas das práticas agrícolas modernas acarretam a degradação dos solos e contaminação dos lençóis freáticos, bem como a perda de habitats naturais e consequentemente de biodiversidade, os ecossistemas agrícolas e os proprietários e agricultores poderão certamente beneficiar com a implementação de práticas que favoreçam a biodiversidade e a proximidade a ecossistemas naturais.

Uma paisagem rural rica em biodiversidade também constituir um importante atractivo turístico, impulsionando a economia local.
Quais as práticas agrícolas mais adequadas?
Poderá encontrar algumas propostas que dizem respeito a mecanismos de gestão simples e sem custo na seguinte página.

Saber mais sobre este assunto

Foto: Domingos Leitão
Texto: © Filipa Machado







Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com