Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
2
3
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Como Ajudar > Voluntariado > Educação e Divulgação
imprimir

Educação e Divulgação
Observadores padrinhos
Lembra-se de quando começou a observar aves e dos observadores mais experientes que o ajudaram nesta fase? E lembra-se de como nem sempre era fácil saber com quem podia ir para o campo, para aprender um pouco mais? Pois bem, agora que já é um observador de aves experiente temos um desafio para si: apadrinhe um observador menos experiente e, quando puder, leve-o consigo nas suas saídas e trabalhos de campo, profissionais ou em lazer. Com a sua ajuda, estará a contribuir para a formação de novos observadores, potenciais voluntários dos projetos de monitorização de aves da SPEA.

Mais informações
- Datas: a combinar com observador menos experiente
- Local: em todo o país, a combinar
- Requisitos: bons conhecimentos na identificação de aves; gosto pela comunicação
- Responsável: Vanessa Oliveira, Programa de Voluntariado
- Página dos projetos de Censos de Aves

Inscrições
Envie um e-mail para vanessa.oliveira[arroba]spea.pt, com o assunto “Voluntariado_Padrinhos” indicando o seu nome, e-mail, número de telemóvel, nível de experiência e locais e/ou datas para o qual terá disponibilidade. Quando tivermos observadores menos experientes interessados, a SPEA fará a ponte de contacto com os padrinhos inscritos.


Guias para saídas de campo

A SPEA organiza diversas atividades de observação da natureza. Com o objetivo de conseguir partilhar com mais pessoas a maravilha do mundo das aves e da biodiversidade que nos rodeia, a SPEA gostaria de contar com a colaboração de novos guias para: saídas observação de aves no campo ou em jardins, podendo também ser pontos fixos de observação (para sessões «de olho nas aves»), ou outras. E como há mais biodiversidade além das aves, nas nossas atividades também gostaríamos de dar a conhecer outros grupos de fauna e flora. Se tem conhecimentos, venha partilhá-los também.

Informações gerais
- Requisitos: conhecimentos de identificação de aves, e de outros grupos de fauna e flora (opcional); gosto pela comunicação com o público
- Responsável: Alexandra Lopes, Coordenadora do Departamento de Cidadania Ambiental
- Inscrições: preencha o formulário para proposta de atividades aqui 
- Ver programa de atividades

 

Apoio ao Centro Ambiental do Priolo (S. Miguel, Açores)

Inaugurado em 2007, o Centro Ambiental do Priolo (CAP), situado na Pedreira, concelho de Nordeste, vem dotar a Zona de Proteção Especial do Pico da Vara e a ilha de São Miguel, nos Açores, de uma estrutura essencial para a educação e sensibilização ambiental, nomeadamente para dar a conhecer o Priolo e o seu habitat, materializando todo o esforço que foi sendo feito na tentativa de evitar a extinção da espécie, no âmbito do projeto LIFE Priolo.
E contamos consigo para a dinamização do centro! Poderá colaborar connosco na orientação de saídas de campo, ações de limpeza e recuperação do habitat, organização de atividades e da Biblioteca do CAP e na criação de materiais didáticos sobre o Priolo, entre outras.

Outras informações
- Data e horário: a combinar
- Local: consoante a atividade
- Responsável: Azucena de la Cruz Martin, Coordenadora do CAP
- Página do Centro Ambiental do Priolo

Inscrições
Envie um e-mail para vanessa.oliveira[arroba]spea.pt, com o assunto «Voluntariado_CAP», indicando o seu nome, email, número de telemóvel, áreas de interesse e disponibilidade.
 


Apoio na feira ObservaRia | Estarreja - 12 e 13 abril 2014

A SPEA vai estar presente na feira ObservaRia (Estarreja, 12-13 abril) e procura colaboradores voluntários para apoio a:
- stand de venda e divulgação (9h30 às 19h00).
- sessões «de olho nas aves» (9h30-12h00 / 14h00 - 17h00).

Se tem conhecimentos em identificação de aves, à-vontade em lidar com o público, e reside na região esta é a oportunidade ideal para se juntar à SPEA.
Saiba mais sobre a presença da SPEA na ObservaRia.

Inscrições
Envie um email para vanessa.oliveira[arroba]spea.pt com o assunto “Voluntariado_ObservaRia”, indicando o seu nome, email, número de telemóvel, funções em que pode colaborar e disponibilidade (datas e horários).





Outras

A SPEA participa regularmente em feiras, organiza eventos (e.g. congressos) e colabora com escolas (e.g. palestras), e para estas atividades, muitas vezes necessita de colaboração de voluntários. De momento, não temos nenhuma destas ações previstas, mas esteja atento pois em breve vamos contar consigo!
 


Fotos: Dupla de observadores © Joana Andrade; saída de campo © Eugénia Gonçalo; Centro Ambiental do Priolo © SPEA; banca SPEA © Joana Andrade.
Nota: substitua [arroba] por @






Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com