Novembro 2018

Atlas
Atlas das Aves Invernantes e Migradoras

Com informação sobre a abundância e distribuição de mais de 300 espécies de aves em Portugal, o Atlas das Aves Invernantes e Migradoras será uma ferramenta fundamental para a gestão e conservação das aves selvagens portuguesas. Para muitas espécies de ave europeias, a Península Ibérica é um importante refúgio de inverno. Para outras, é um posto de abastecimento vital nas suas longas viagens Norte-Sul. No entanto, não havia dados que permitissem avaliar como essas espécies utilizam o território nacional. Com base em mais de 4000 horas de trabalho de campo, o Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal vem colmatar essa lacuna.

Atlas das Aves Marinhas de Portugal

Representa a mais completa e detalhada caracterização até hoje realizada da distribuição e da abundância de aves marinhas e costeiras que utilizam as águas portuguesas. Nesta obra vai encontrar a compilação de mapas resultantes de dados recolhidos a partir de embarques, censos costeiros e censos de aves invernantes na costa. O livro reúne ainda informação acerca de 65 espécies de aves pelágicas e costeiras, referindo ainda outras observadas pontualmente nas nossas águas.

III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal 2015/18

A SPEA, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, o Serviço do Parque Natural da Madeira e várias outras organizações que se juntarão ao projeto estão a realizar os trabalhos de campo do III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal. O projeto irá também contribuir para o 2.º Atlas Europeu das Aves Nidificantes, para a atualização da Lista Vermelha das Aves de Portugal e para o relatório nacional da Diretiva Aves.