Atlas
Atlas das Aves Marinhas de Portugal

Representa a mais completa e detalhada caracterização até hoje realizada da distribuição e da abundância de aves marinhas e costeiras que utilizam as águas portuguesas. Nesta obra vai encontrar a compilação de mapas resultantes de dados recolhidos a partir de embarques, censos costeiros e censos de aves invernantes na costa. O livro reúne ainda informação acerca de 65 espécies de aves pelágicas e costeiras, referindo ainda outras observadas pontualmente nas nossas águas.

III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal 2015/18

A SPEA, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, o Serviço do Parque Natural da Madeira e várias outras organizações que se juntarão ao projeto estão a realizar os trabalhos de campo do III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal. O projeto irá também contribuir para o 2.º Atlas Europeu das Aves Nidificantes, para a atualização da Lista Vermelha das Aves de Portugal e para o relatório nacional da Diretiva Aves.

Atlas das Aves Invernantes e Migradoras 2011/13

A SPEA juntou-se à Universidade de Évora (LabOr – Laboratório de Ornitologia), à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (Açores), ao Serviço do Parque Natural da Madeira, ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e à Associação Portuguesa de Anilhadores para realizar o Atlas das Aves Invernantes e Migradoras. O projeto resulta do trabalho de mais de 400 ornitólogos, amadores e profissionais, tendo já resultado em 144.500 registos de observações, o que representa cerca de 3.850 horas de contagem de aves, ao longo de dois anos. Prevê-se que estará acessível ao público em 2016.