Censos
Decorrem ao longo de todo o ano vários censos de aves com objetivos diferentes, que dependem quase exclusivamente de voluntários (ciência cidadã/citizen science) e de uma forma geral servem para produzir indicadores do estado da biodiversidade.

Os resultados podem ser utilizados para avaliar a evolução de populações, espécies e comunidades de aves, para avaliar o estado dos habitats, sítios e ecossistemas, e ainda para avaliar os resultados e os efeitos de políticas, programas e projetos.

Os dados da SPEA são utilizados ao nível nacional e internacional por mais de 10 instituições: Instituto Nacional de Estatística, Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Agência Portuguesa do Ambiente, BirdLife International, União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), EuroStat, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), Esquema Pan-Europeu de Monitorização de Aves Comuns, Wetlands International e Comité Ornis da Comissão Europeia.
Projetos finalizados/em finalização:

A SPEA pode ceder os seus dados a entidades terceiras e encoraja o seu uso para fins de investigação e de conservação, desde que sejam justificados os objetivos e necessidades dos estudos em causa. É aconselhada a leitura do documento com os Termos de Cedência de Dados e o envio da documentação nele referida.

Foto: Contagem de aves © Clara Ferreira