Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
1
2
3
5
6
7
8
9
10
12
13
14
16
17
19
20
22
27
29
30
31
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Estudo e Conservação > Censos > Atlas Aves Invernantes e Migradoras
imprimir

Atlas Aves Invernantes e Migradoras

A SPEA juntou-se à Universidade de Évora (LabOr – Laboratório de Ornitologia), à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (Açores), ao Serviço do Parque Natural da Madeira, ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e à Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves num novo projeto nacional, que irá certamente envolver todos os ornitólogos e observadores de aves do País - o Atlas das Aves Invernantes e Migradoras. A maior parte do financiamento já está garantida, através do Fundo EDP para a Biodiversidade 2010.

A importância do projeto
Os projetos atlas são ferramentas fundamentais na inventariação e gestão da biodiversidade à escala nacional. Portugal possui já um atlas das aves nidificantes para o território nacional (o mais recente publicado em 2008), existindo pontualmente alguns atlas locais e/ou regionais das aves invernantes. Contudo, não possui ainda nenhum atlas das aves invernantes que abranja a totalidade do território nacional. De modo idêntico, não possui qualquer atlas das aves migradoras de passagem. O conhecimento da distribuição e abundância das aves nestes dois períodos deverá ser um instrumento estruturante para o conhecimento ornitológico e para o planeamento e gestão do território. E esta é a razão que levou à génese do projeto pelos parceiros. No âmbito do projeto, foi criada uma comissão científica com representantes das organizações parceiras, para definição da metodologia e acompanhamento do mesmo.

Os trabalhos de campo iniciaram-se em 1 agosto de 2011 e terminaram em 28 fevereiro de 2013, tendo incluído duas épocas de campo completas, não estando prevista uma terceira época de campo. Neste momento, está-se a terminar a inserção e validação de registos na base de dados, prevendo-se a sua análise ainda este verão e a publicação do primeiro Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal no final do ano de 2013. Agradecemos, mais uma vez, todo o apoio aos mais de 300 colaboradores de campo (incluindo aos anilhadores), aos 17 coordenadores regionais e ainda a diversas entidades. 

Contactos gerais
- Coordenação do projeto:
Domingos Leitão | domingos.leitao[arroba]spea.pt | 96 956 2381| 21 322 0433

- Coordenação geral de voluntários:
Vanessa Oliveira | vanessa.oliveira[arroba]spea.pt | 21 3220434

- Cartografia e base de dados:
Ana Meirinho | ana.meirinho[arroba]spea.pt | 21 3220438

- Contactos dos Coordenadores Regionais e outros: ver ponto 5 do Manual do Voluntário

Nota: substituir [arroba] por @


Share on Facebook






Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com