Home  > Estudo e Conservação > Censos > Atlas Aves Invernantes e Migradoras

Atlas Aves Invernantes e Migradoras

A SPEA juntou-se à Universidade de Évora (LabOr – Laboratório de Ornitologia), à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (Açores), ao Serviço do Parque Natural da Madeira, ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e à Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves num novo projeto nacional, que irá certamente envolver todos os ornitólogos e observadores de aves do País - o Atlas das Aves Invernantes e Migradoras. A maior parte do financiamento já está garantida, através do Fundo EDP para a Biodiversidade 2010.

A importância do projeto
Os projetos atlas são ferramentas fundamentais na inventariação e gestão da biodiversidade à escala nacional. Portugal possui já um atlas das aves nidificantes para o território nacional (o mais recente publicado em 2008), existindo pontualmente alguns atlas locais e/ou regionais das aves invernantes. Contudo, não possui ainda nenhum atlas das aves invernantes que abranja a totalidade do território nacional. De modo idêntico, não possui qualquer atlas das aves migradoras de passagem. O conhecimento da distribuição e abundância das aves nestes dois períodos deverá ser um instrumento estruturante para o conhecimento ornitológico e para o planeamento e gestão do território. E esta é a razão que levou à génese do projeto pelos parceiros. No âmbito do projeto, foi criada uma comissão científica com representantes das organizações parceiras, para definição da metodologia e acompanhamento do mesmo.

Os trabalhos de campo iniciaram-se em 1 agosto de 2011 e terminaram em 28 fevereiro de 2013, tendo incluído duas épocas de campo completas, não estando prevista uma terceira época de campo. Neste momento, está-se a terminar a inserção e validação de registos na base de dados, prevendo-se a sua análise ainda este verão e a publicação do primeiro Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal no final do ano de 2013. Agradecemos, mais uma vez, todo o apoio aos mais de 300 colaboradores de campo (incluindo aos anilhadores), aos 17 coordenadores regionais e ainda a diversas entidades.

Contactos gerais