Dezembro 2018

Home  > Estudo e Conservação > Censos > Atlas Aves Invernantes e Migradoras

Atlas Aves Invernantes e Migradoras

O 1º Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal reúne informação acerca de 300 espécies de aves e pode ser consultado online.

A SPEA juntou-se à Universidade de Évora (LabOr – Laboratório de Ornitologia), à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (Açores), ao Serviço do Parque Natural da Madeira, ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e à Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves neste projeto desafiante.

A importância do projeto
Os projetos atlas são ferramentas fundamentais na inventariação e gestão da biodiversidade à escala nacional. Portugal possui já um atlas das aves nidificantes para o território nacional (o mais recente publicado em 2008), existindo pontualmente alguns atlas locais e/ou regionais das aves invernantes. Contudo, não possui ainda nenhum atlas das aves invernantes que abranja a totalidade do território nacional. De modo idêntico, não possui qualquer atlas das aves migradoras de passagem. O conhecimento da distribuição e abundância das aves nestes dois períodos deverá ser um instrumento estruturante para o conhecimento ornitológico e para o planeamento e gestão do território. E esta é a razão que levou à génese do projeto pelos parceiros. No âmbito do projeto, foi criada uma comissão científica com representantes das organizações parceiras, para definição da metodologia e acompanhamento do mesmo.

Os trabalhos de campo iniciaram-se em 1 agosto de 2011 e terminaram em 28 fevereiro de 2013, tendo incluído duas épocas de campo completas, não estando prevista uma terceira época de campo. Depois da fase de inserção e validação de registos na base de dados, a análise dos mesmos e a elaboração dos textos, surge a publicação do primeiro Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal. Agradecemos, mais uma vez, todo o apoio aos mais de 400 colaboradores de campo (incluindo aos anilhadores), fotógrafos, autores de textos e aos 17 coordenadores regionais e ainda a diversas entidades.

Publicação do Atlas

Foi publicado em setembro de 2018 o primeiro Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal, que pode ser consultado online. Com informação sobre a abundância e distribuição de mais de 300 espécies de aves em Portugal, o atlas será uma ferramenta fundamental para a gestão e conservação das aves selvagens portuguesas. “Não será exagero afirmar que a maioria da comunidade ornitológica portuguesa participou neste atlas. É uma obra de que todos nos podemos orgulhar, e que vai certamente ficar como referência,” diz Domingos Leitão, Diretor Executivo da SPEA.

Esta obra só foi possível devido ao envolvimento de mais de 400 colaboradores, muitos deles oferecendo voluntariamente o seu tempo, a quem temos muito a agradecer. Entre os quais 17 coordenadores regionais, 320 observadores de campo, 25 anilhadores credenciados, 59 autores de textos e 60 fotógrafos que cederam fotografias para a monografia final.

Contactos gerais