Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
2
3
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.

Resultados e divulgação

Resultados
O Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal tem como objetivo produzir mapas de distribuição e de abundância relativa para todas as espécies de aves invernantes e migradoras em Portugal Continental e ilhas. Em novembro de 2013, será editada uma monografia final, a cores, com os resultados específicos e sinecológicos deste projeto. A edição prevista será em formato eletrónico.


Ponto da situação | Julho 2013
Após as duas épocas de campo previstas completas (2011/12 e 2012/13), a cobertura média do território em termos de visitas sistemáticas é de 53% e 73%, no que diz respeito ao período de migração e de inverno, respetivamente. Os trabalhos de campo para o Atlas estão assim encerrados, não estando prevista a realização de uma terceira época de campo.

Neste momento está-se a terminar a inserção e validação de registos na base de dados e espera-se começar com a modelação da distribuição e abundância das espécies ainda este verão. A estes dados das visitas sistemáticas, irão ser acrescentados todos os dados complementares de outros projetos e das centenas de visitas adicionais carregadas pelos colaboradores. Se não houver percalços, teremos o primeiro Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal no final do ano de 2013. 


WebGIS Atlas | Julho 2012
O projeto Atlas disponibiliza agora uma nova aplicação: um webGIS, em que pode ver quais as quadrículas que já foram alvo de visitas sistemáticas, e saber quais as que ainda estão por fazer nas época da migração e inverno 2012/2013, e nas quais pode ajudar como observador voluntário. Esta aplicação será atualizada com regularidade, à medida que os dados dos observadores sejam introduzidos no portal PortugalAves, e de forma a dar uma noção «em tempo real» do progresso da cobertura do terreno ao longo das próximas épocas de campo. Para saber como participar no Atlas, consulte toda a informação disponível no Manual do Voluntário.


Divulgação






Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com