Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
3
4
6
7
8
10
11
12
13
15
16
17
18
19
21
23
24
25
26
27
28
30
 
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Estudo e Conservação > Censos > Atlas Nidificantes
imprimir

Atlas Nidificantes
III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

A SPEA, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, o Serviço do Parque Natural da Madeira e várias outras organizações que se juntarão ao projeto, iniciaram a 15 de março de 2015 os trabalhos de campo do III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal (AAN). Este novo projeto, que se prolonga até 2020, surge da necessidade de, dez anos depois do anterior atlas das aves nidicantes, fazer-se um novo levantamento completo da distribuição e abundância das aves reprodutoras em todo o território nacional . O projeto irá também contribuir para o 2.º Atlas Europeu das Aves Nidificantes, para a atualização da Lista Vermelha das Aves de Portugal e para o relatório nacional da Diretiva Aves. 

A tarefa é grande e difícil, mas os ornitólogos portugueses têm dado provas de conseguir o que muitos consideram impossível. Um projeto desta envergadura necessita da participação de todos os observadores de aves, profissionais e amadores, nomeadamente nas visitas sistemáticas às quadrículas, e todos estão convidados a participar!  



NOVIDADES 2019

Nova época com nova coordenação e formações
Os trabalhos do Atlas vão continuar até 2020, e a nova época de campo já começou. Veja os contactos da nova coordenação em baixo e participe, também nas novas formações!


Agradecimento público aos responsáveis regionais cessantes de Aveiro e Vila Real
Desde o seu início, em 2015, que o III Atlas das Aves Nidificantes teve a felicidade de poder contar com a dedicação, o esforço e o talento do Paulo Belo e do Pedro Moreira no triplo papel de responsáveis regionais (por Vila Real e Aveiro, respetivamente), de observadores voluntário nas visitas sistemáticas a (muitas!) quadrículas e como revisores distritais do PortugalAves-eBird.

O Paulo Belo sempre fez questão de partilhar o seu conhecimento com a comunidade, tendo estado ativamente envolvido na organização das várias edições do evento Aves do Barroso, é o dinamizador do Clube de Ornitologia do Agrupamento Escolar de Vila Pouca de Aguiar e é o autor do livro Aves da Região de Vila Pouca de Aguiar. Com a coordenação do Paulo Belo e o intenso trabalho de vários voluntários, entre os quais o próprio Paulo, a região de Vila Real tem hoje assegurada uma excelente taxa de cobertura nas visitas sistemáticas das suas quadrículas, definindo o padrão que queremos replicar no resto do território nacional.

O Pedro Moreira é um experiente observador de aves que tem participado ao longo do tempo em muitos projetos de ciência-cidadã como as contagens RAM, o censo de corvos-marinhos, o projeto Arenaria e o censo de Pilrito-das-praias. Conhece as aves de Aveiro (e não só!) como as palmas das suas mãos e tem um longo historial de notáveis descobertas ornitológicas: Petinha-de-garganta-ruiva (Anthus cervinus), Maçarico-de-bico-comprido (Limnodromus scolopaceus), Perna-verde-fino (Tringa stagnatilis), Gaivota-do-cáspio (Larus cachinnans), etc. Não contente em conhecer como poucos as aves do "seu quintal", tem uma larga experiência acumulada na monitorização da migração de aves planadoras, em alguns dos locais mais desafiantes de Portugal (Sagres) e do mundo (Red sea flyway).

Agora que o Paulo Belo e o Pedro Moreira deixam de ser os responsáveis regionais de Vila Real e Aveiro queremos deixar o agradecimento público pelo enorme contributo que ambos deram ao Atlas.

Obrigado!

Pedro Cardia | Pela Equipa do Atlas


INSCRIÇÕES
As inscrições para participar como voluntário, nomeadamente nas visitas sistemáticas às quadrículas, já estão abertas. Para participar, agradecemos que preencha o formulário em baixo ou contacte diretamente os Responsáveis Regionais (RR). Depois da pré-inscrição será contactado pelos RR ou pela coordenação geral de voluntários, para atribuição de quadrículas e envio de informação mais detalhada. Se no prazo de 1 semana não obtiver resposta, não hesite em contactar-nos novamente. 




CONTACTOS 

- Coordenação do projeto:
Pedro Cardia | 3atlas.nidificantes[arroba]gmail.com | 962 654 588

- Apoio geral de voluntários:
Vanessa Oliveira | vanessa.oliveira[arroba]spea.pt | 21 322 0430

Responsáveis regionais: descarregue lista de contactos (atualização 08.04.2019)



Nota: substituir [arroba] por @




OUTROS DOCUMENTOS


Fotos: Pisco-de-peito-ruivo e Cartaxo-comum | Faísca






Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com