Novembro 2019

Home  > Estudo e Conservação > Censos > Censo de Milhafres/Mantas

Censo de Milhafres/Mantas
O censo de milhafres/mantas nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, é um projeto coordenado anualmente pela SPEA, e procura obter informação de base sobre as populações de milhafres/mantas existentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

A espécie alvo deste estudo nos Açores é o Buteo buteo rothschildi, conhecida vulgarmente por milhafre ou queimado. Enquanto que na Madeira é o Buteo buteo harterti, conhecida vulgarmente por manta. As duas espécies accipitriformes partilham características morfológicas e comportamentos e são umas das aves mais emblemáticas dos dois arquipélagos, sendo no caso dos Açores o milhafre é a única espécie de ave de rapina diurna que reside no arquipélago.

Ao contrário de outras, esta espécie não tem sido alvo de estudos biológicos aprofundados, pelo que esta iniciativa se reveste de grande importância, principalmente dado o seu papel essencial nos nossos ecossistemas, por exemplo, enquanto agente controlador de pragas como, por exemplo, os ratos.

Neste censo podem participar todos os cidadãos interessados em contribuir para que mais dados científicos sejam obtidos. Denomina-se esta iniciativa por Citizen Science – Cidadania na Ciência.

Este projeto representa uma importante iniciativa em que podem participar todos os cidadãos interessados em contribuir na obtenção dos dados, independentemente da idade e grau de conhecimento, constituindo uma importante ferramenta, não só para aproximar o público em geral dos projetos científicos, como também para avaliar a evolução das populações desta espécie ao longo dos anos.

Como colaborar / Metodologia

O Censo de milhafres/mantas decorre uma vez por ano, durante um fim de semana no mês de março ou abril, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira (com exceção das ilhas Flores e Corvo, nos Açores, pelo facto de nas mesmas não existir esta espécie).

Nessa altura, aproveite para dar um passeio, com amigos ou familiares e participe nas contagens! Seja cientista por um dia! Os dados a recolher são simples e não exigem conhecimentos específicos, para além de saber identificar um milhafre/manta!

Para participar tudo o que deve fazer é:

1.
Escolher e definir a rota que irá percorrer no fim de semana em questão e enviar-nos previamente a descrição da mesma. Desta forma, pretende evitar-se a sobreposição de rotas. Os percursos podem ter o total de quilómetros que o colaborador entenda. A SPEA recomenda efetuar percursos diferentes de 20 km cada um).

Contactos:
- Se estiver no Arquipélago dos Açores envie para acores[arroba]spea.pt ou ligue para +351 914 212 449
- Se estiver no Arquipélago da Madeira envie para madeira[arroba]spea.pt ou ligue para +351 967 232 195.

2. No fim de semana, percorrer a rota escolhida e registar na Ficha do Censo todos os milhafres/mantas observados;

3. Assinalar na Ficha:
- o quilómetro inicial e final (a SPEA recomenda colocar o conta-km do seu carro a zeros, ou anotar o indicado no painel, tanto no início como no final do Censo)
- todos os quilómetros em que observa milhafres/mantas;
- a distância a que os observa: menos de 50 m; 50 – 200 m; 200 – 500 m; ou mais de 500 m (a SPEA deixa uma sugestão, caso avistem uma linha elétrica, a distância entre dois postes é de cerca de 100 m);

4. Após a realização do Censo enviar-nos a ficha devidamente preenchida e se possível um mapa da rota percorrida aos emails de contacto

Documentos

Importância e Objetivos do Projeto

O Censo de milhafres/mantas teve início em 2006, sob a coordenação da SPEA, que desde essa data até agora contou com a colaboração de 2242 voluntários para obter informações e números sobre as populações de milhafres/mantas, tanto no arquipélago dos Açores como no da Madeira.

Dada a dimensão dos arquipélagos, só com a participação da população tem sido possível obter dados desta espécie ao longo dos anos. A SPEA pretende manter o contacto com esses cidadãos, apostar na sensibilização de novos participantes e aumentar a colaboração nas ilhas onde a adesão tem sido mais reduzida. Pretendemos ainda usar programas estatísticos para analisar os dados obtidos pelos voluntários. Ou seja retribuir a Ciência à Cidadania!
Fotos: © Joaquim Teodósio/SPEA