Dias RAM
  • O que são os dias RAM?
A RAM (Rede de observação de Aves e Mamíferos Marinhos) é uma rede de observação de aves que se iniciou ao largo das costas Cantábricas e Galegas e atualmente foi alargada a toda a Península Ibérica, incluindo a costa portuguesa e os arquipélagos da Madeira e Açores.

Uma das principais ações da Rede RAM é a organização de dias de observação de aves marinhas. Nestes dias os observadores distribuem-se em diferentes locais da costa, preferencialmente no mesmo horário, para registar todas as passagens de aves, incluindo características como: espécie, número, direção de voo, idades, etc.

Este projeto de contagem tem como objetivo a coordenação de esforços de observadores voluntários, para o estudo das aves marinhas em toda a Península e assim melhorar o conhecimento e conservação das espécies de aves que podem ser observadas no Atlântico. Uma característica importante destes censos é o uso de uma metodologia padrão para a recolha de informação ou seja, a realização das observações de forma simultânea permite a obtenção de informação de maneira sistemática e rigorosa e ter uma ideia da abundância e movimentos das aves marinhas em águas costeiras, em diferentes áreas geográficas e em diferentes meses.

A participação nesta rede é livre e voluntária a todos os colaboradores que tenham interesse e conhecimento sobre aves marinhas.
Os observadores deverão comunicar a sua disponibilidade para efetuar contagens num determinado local, até 4 dias antes de cada data. Deverão fazê-lo através do e-mail isabel.fagundes[arroba]spea.pt