Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Estudo e Conservação > Censos > Dias RAM > Metodologia
imprimir

Metodologia

1) Identificação:
Determinar nº de indivíduos por espécie. Quando não seja possível, as aves devem ser identificadas até ao género ou família (a identificação é igualmente válida). (Não registar ao nível da espécie os animais que suscitem dúvidas de identificação!)

2) Material necessário:
Telescópio de 20x (mínimo ideal) e binóculos de 8-10x.

3) Observação:
Manter o telescópio fixo, englobando cerca de 30 a 50% de mar imediatamente abaixo
do horizonte. Os binóculos cobrirão o resto do mar até à costa (idealmente utilizados por um segundo observador).
Em condições climatéricas adversas procure um local abrigado, muitas vezes a viatura é o melhor local, possibilitando uma maior estabilização do telescópio.

4) Contagem:
Registar TODAS as aves, excetuando as gaivotas das espécies Larus michaellis e Larus fuscus que apenas deverão ser registadas em caso de movimentos excecionais. Registar o número de aves que passam pelo campo de visão, com atenção de contar cada ave uma só vez. Não servem estimativas do número médio de aves que passam (exceto em caso de bandos de dimensão excecional). Sempre que ocorrer uma pausa durante o trabalho de campo, deverá ser devidamente anotado o tempo em que não se procedeu às contagens.

5) Registo:
Anotar "in situ" no caderno de campo ou utilizar gravador portátil e informatizar depois os dados no ficheiro excel, que deverá ser enviado para isabel.fagundes[arroba]spea.pt.


Os observadores deverão comunicar a sua disponibilidade para efetuar contagens num determinado local, até 4 dias antes de cada data. Deverão fazê-lo para isabel.fagundes[arroba]spea.pt.







Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com