- Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBA)
As Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade, ou IBAs (do inglês Important Bird and Biodiversity Areas) são sítios com significado internacional para a conservação das aves à escala global. São identificadas através da aplicação de critérios científicos internacionais e constituem a rede de sítios fundamentais para a conservação de todas as aves com estatuto de conservação desfavorável.
Em Portugal existem 93 IBA terrestres designadas, localizadas um pouco por todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira, e que identificam no país quais as áreas que garantem a conservação das principais espécies ameaçadas, como por exemplo, a abetarda, o britango ou o priolo.
Estão também identificadas 17 IBA marinhas, as mais relevantes dentro da Zona Económica Exclusiva para a conservação das aves marinhas mais ameaçadas, como a freira-da-madeira, a freira-do-bugio ou o painho-de-monteiro.
Estes locais são críticos para a conservação das aves e da biodiversidade e de importância internacional. São igualmente utilizadas para reforçar as redes de Áreas Protegidas já existentes, nomeadamente a Rede Natura 2000.
A nível global há cerca de 12.000 IBA, em cerca de 200 países e territórios autónomos, identificadas, mas apenas 40% destas são estão devidamente protegidas. Para além da nova designação, as IBA têm um novo logótipo que passarão a identificar as ações realizadas nesses sítios e nos respetivos inventários.
Os critérios utilizados para a identificação de IBAs são claros, objetivos e compatíveis com os princípios de criação de Zonas de Proteção Especial (ZPE's) prevista na Diretiva 79/409/CEE (Diretiva Aves da União Europeia). Por essa mesma razão, todas as IBAs identificadas com esses critérios deverão ser designadas como ZPE's, opinião partilhada pela própria Comissão Europeia e fundamentada por casos precedentes do Tribunal Europeu de Justiça.