Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
16
17
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.

IBAs
  • Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBA)
As Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade, ou IBAs (do inglês Important Bird and Biodiversity Areas) são sítios com significado internacional para a conservação das aves à escala global. São identificadas através da aplicação de critérios científicos internacionais e constituem a rede de sítios fundamentais para a conservação de todas as aves com estatuto de conservação desfavorável.

Em Portugal existem 93 IBA terrestres designadas, localizadas um pouco por todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira, e que identificam no país quais as áreas que garantem a conservação das principais espécies ameaçadas, como por exemplo, a abetarda, o britango ou o priolo.

Estão também identificadas 17 IBA marinhas, as mais relevantes dentro da Zona Económica Exclusiva para a conservação das aves marinhas mais ameaçadas, como a freira-da-madeira, a freira-do-bugio ou o painho-de-monteiro.

Estes locais são críticos para a conservação das aves e da biodiversidade e de importância internacional. São igualmente utilizadas para reforçar as redes de Áreas Protegidas já existentes, nomeadamente a Rede Natura 2000.

A nível global há cerca de 12.000 IBA, em cerca de 200 países e territórios autónomos, identificadas, mas apenas 40% destas são estão devidamente protegidas. Para além da nova designação, as IBA têm um novo logótipo que passarão a identificar as ações realizadas nesses sítios e nos respetivos inventários.

Os critérios utilizados para a identificação de IBAs são claros, objetivos e compatíveis com os princípios de criação de Zonas de Proteção Especial (ZPE's) prevista na Diretiva 79/409/CEE (Diretiva Aves da União Europeia). Por essa mesma razão, todas as IBAs identificadas com esses critérios deverão ser designadas como ZPE's, opinião partilhada pela própria Comissão Europeia e fundamentada por casos precedentes do Tribunal Europeu de Justiça.







Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com