A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Qualquer pessoa interessada nesta temática pode colaborar com a SPEA, quer seja participando nas escutas noturnas ou apenas como observador atento, ajudando-nos a salvar aves vítimas de encadeamento.
Se encontrar uma ave marinha no chão, com dificuldade de locomoção, proceda da seguinte maneira: - Aproxime-se da ave lentamente; - Com um casaco ou manta cubra a ave (deixá-la-á mais calma), não esquecendo de tapar a cabeça e bico. Deverá ter especial cuidado com o bico das cagarras; - Coloque-a numa caixa de cartão. A SPEA pode disponibilizar as caixas de cartão! - Não tente alimentá-la; - Contacte a SPEA para efetuarem a recolha da ave; - Caso não seja possível algum elemento da SPEA ir ao seu encontro, à noite dirija-se a uma praia pouco iluminada e solte-a, colocando-a no chão, próximo do mar; - Afaste-se do local e, poderá observar a ave a voar em direção ao mar.
Caso encontre uma ave, contacte-nos diretamente para o telemóvel 967232195. Para colaboração nos trabalhos de campo contacte-nos pelo e-mail madeira[arroba]spea.pt.