Home  > Estudo e Conservação > Projetos > Cidadania pela natureza > Lagoa dos Salgados - CPN

Lagoa dos Salgados - CPN
Coordenadas: 37° 5'47.65"N | 8°19'55.52"W (ponto central)

A Lagoa dos Salgados situa-se na costa algarvia, na fronteira entre os concelhos de Silves e Albufeira, sobre os antigos sapais de Pera. Apesar da sua pequena dimensão (149 hectares), esta lagoa costeira é a maior do Algarve, constituindo uma área de grande importância a nível da conservação da natureza, sobretudo para aves e flora.

Embora não possua qualquer estatuto legal de conservação, o seu valor é inegável e reconhecido internacionalmente. Está inserida na lista das IBA - Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade, pela BirdLife International e é um local muito visitado por birdwatchers, tanto nacionais como estrangeiros.

As condições e habitats variados existentes nesta lagoa e área envolvente permitem encontrar uma variedade considerável de aves, tendo sido observadas mais de 150 espécies, sobretudo aquáticas.
Alguns exemplos das espécies que podemos observar na Lagoa dos Salgados: garça-branca pequena, colhereiro, flamingo, cegonha-branca, zarro, camão, milherango, abibe, íbis-preta, poupa, guarda-rios, entre muitas outras.

Recentemente, foi aqui encontrado um dos maiores núcleos populacionais de uma planta endémica do Algarve, a Linaria algarviana (protegida ao abriga da Diretiva Habitats).

Quem tem o privilégio de conhecer esta zona, sabe que esta lagoa recebe cada vez visitantes, sendo frequente ver ao longo de todo o ano pessoas a caminhar ao longo do passadiço e a contemplar a natureza.

Mas, infelizmente, a lagoa dos salgados não está ausente de perigos, sendo de destacar como principais ameaças:
  • construção de mais empreendimentos turísticos e campos de golfe nas imediações
  • invasão por espécies exóticas (ex. chorão)
  • ausência de um estatuto legal de conservação