Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
2
3
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Estudo e Conservação > Projetos > Cidadania pela natureza > Lagoa dos Salgados - CPN
imprimir

Lagoa dos Salgados - CPN
Coordenadas: 37° 5'47.65"N | 8°19'55.52"W (ponto central)

A Lagoa dos Salgados situa-se na costa algarvia, na fronteira entre os concelhos de Silves e Albufeira, sobre os antigos sapais de Pera. Apesar da sua pequena dimensão (149 hectares), esta lagoa costeira é a maior do Algarve, constituindo uma área de grande importância a nível da conservação da natureza, sobretudo para aves e flora. 

Embora não possua qualquer estatuto legal de conservação, o seu valor é inegável e reconhecido internacionalmente. Está inserida na lista das IBA - Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade, pela BirdLife International e é um local muito visitado por birdwatchers, tanto nacionais como estrangeiros. 

As condições e habitats variados existentes nesta lagoa e área envolvente permitem encontrar uma variedade considerável de aves, tendo sido observadas mais de 150 espécies, sobretudo aquáticas.
Alguns exemplos das espécies que podemos observar na Lagoa dos Salgados: garça-branca pequena, colhereiro, flamingo, cegonha-branca, zarro, camão, milherango, abibe, íbis-preta, poupa, guarda-rios, entre muitas outras.

Recentemente, foi aqui encontrado um dos maiores núcleos populacionais de uma planta endémica do Algarve, a Linaria algarviana (protegida ao abriga da Diretiva Habitats).

Quem tem o privilégio de conhecer esta zona, sabe que esta lagoa recebe cada vez visitantes, sendo frequente ver ao longo de todo o ano pessoas a caminhar ao longo do passadiço e a contemplar a natureza.

Mas, infelizmente, a lagoa dos salgados não está ausente de perigos, sendo de destacar como principais ameaças:
  • construção de mais empreendimentos turísticos e campos de golfe nas imediações  
  • invasão por espécies exóticas (ex. chorão)
  • ausência de um estatuto legal de conservação







Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com