Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
2
3
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.

Espécies alvo
Galinhola Scolopax rusticola
Ave limícola de porte médio que nidifica em florestas, bosques, áreas de vegetação densa e até mesmo pastagens. Por ser uma ave cinegética (alvo de caça) está incluída no Anexo D da Diretiva Aves mas, atualmente o seu estatuto de conservação a nível Europeu é desfavorável, por ser uma espécie em Declínio (Birds in Europe). Segundo as categorias SPEC (Species of European Conservation Concern) está incluído na categoria 3, o que indica que embora as suas populações não estejam concentradas na Europa, estas têm estatuto de conservação desfavorável na Europa. No arquipélago da Madeira nidifica apenas na ilha da Madeira e o seu estatuto de conservação é Vulnerável (Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal).
Na região existe pouco conhecimento sobre a sua distribuição, ecologia e não existem dados relativos à sua tendência populacional. É sabido que ocorre em áreas húmidas de altitude, vegetação arbustiva densa e urzais bem desenvolvidos, de forma geral acima dos 800 metros de altitude.


Roque-de-castro Oceanodroma castro
Ave marinha de pequenas dimensões cuja distribuição na Europa está restrita à costa rochosa das Berlengas (Portugal continental), Açores e Madeira.
Esta espécie está incluída no anexo I da Diretiva Aves, o seu estatuto de conservação a nível Europeu é Raro (Birds in Europe) e nas categorias SPEC está incluído na categoria 3. Para o arquipélago da Madeira o seu estatuto de conservação é Pouco Preocupante (Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal).
Na ilha da Madeira, os seus locais de nidificação são pouco conhecidos e não se conhecem estimativas para o tamanho da sua população. Por ser uma ave que ocorre em terra apenas à noite, tem maior probabilidade de colidir com as linhas elétricas aéreas.


Alma-negra Bulweria bulwerii
Ave marinha da família Hydrobatidae que apresenta corpo de cor escura, asas longas e estreitas e cauda longa. A sua distribuição na Europa está restrita à região da Macaronésia, com maior concentração no arquipélago da Madeira.
Está incluída no anexo I da Diretiva Aves, pertence à categoria SPEC 3, o seu estatuto de conservação é Raro, segundo o Birds in Europe e para a Madeira é Pouco Preocupante, segundo o livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.
Tal como o Roque-de-castro, os seus locais de nidificação na ilha da Madeira são pouco conhecidos e não existem estimativas para o tamanho da sua população.


Fotos: © Domingo Trujillo; © Iván Ramirez; © João Nunes







Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com