Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.

Iniciativa Gulbenkian Oceanos
A Iniciativa Gulbenkian Oceanos (IGO) é um programa da Gulbenkian que visa - entre outros - a produção de informação necessária à conservação e boa gestão dos oceanos e dos ecossistemas marinhos, nomeadamente para informar os processos de tomada de decisão.

Com um horizonte temporal de 2013 a 2018, apoia a valoração económica dos serviços dos ecossistemas marinhos (SEM) – enquanto ativos estratégicos de desenvolvimento, assente num desenvolvimento económico sustentável e centrado no bem-estar humano – através de atividades em três domínios: investigação científica, perceção pública e promoção de novas políticas.

No âmbito do domínio da investigação científica a IGO financia um projeto de investigação interdisciplinar que visa determinar o valor económico dos SEM em Portugal. O projeto é coordenado por Antonieta Cunha e Sá (Nova School of Business and Economics) e Henrique Queiroga, investigador do CESAM e professor do Departamento de Biologia (Universidade de Aveiro).

No âmbito do domínio da promoção de novas políticas, a IGO tem apoiado ainda diversos projetos, entre os quais dois – que embora com objetivos distintos – se cruzam geográfica e temporalmente: (i) Avaliação do potencial de desenvolvimento de um processo de co-gestão em pescas no eixo Peniche-Nazaré, coordenado pelo WWF-Portugal; e (ii) Avaliação dos serviços dos ecossistemas em áreas marinhas protegidas – dois casos de estudo na costa centro de Portugal Continental.

O projeto ‘Avaliação dos serviços dos ecossistemas em áreas marinhas protegidas – dois casos de estudo na costa centro de Portugal Continental’ foi o projeto selecionado em 2014 a ser financiado por este programa, no âmbito da abertura de um concurso dirigido a Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGAs) e Grupos de Ação Costeira (GACs). Este projeto enquadra-se nos objetivos da IGO, particularmente na contribuição para a integração do valor económico dos serviços dos ecossistemas marinhos na designação e gestão de áreas marinhas protegidas (AMP). Acresce ainda o grande enfoque do projeto no envolvimento dos agentes locais na identificação e valoração de alguns serviços dos ecossistemas, bem como o fato dos resultados deste projeto contribuírem para informar os decisores políticos sobre os benefícios da implementação e adequada gestão de AMP, o que terá um elevado impacto na conservação dos recursos marinhos em Portugal. Esta informação servirá ainda para promover o valor dos serviços dos ecossistemas em AMP a nível internacional.

» Saiba mais sobre a IGO







Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com