Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.

O projeto
Este projeto tem como objetivo principal promover o valor dos serviços dos ecossistemas em Áreas Marinhas Protegidas (AMP) de modo a sustentar a importância da designação destas áreas e o alargamento da rede de AMP existente atualmente, envolvendo os atores locais. Com este projeto pretende-se avaliar os benefícios económicos da implementação destas áreas e das medidas de gestão associadas à conservação dos valores naturais, assim como os custos associados à perda de biodiversidade e degradação desses ecossistemas pela falta de designação e/ou implementação de medidas de gestão adequadas.

Foram definidos 2 casos de estudo, o da Zona de Proteção Especial (ZPE) das Berlengas e de uma área de estudo integrada na recém-classificada ZPE Aveiro-Nazaré. A área de estudo em causa tem como limite norte, o desta ZPE proposta, e como limite Sul a área de atuação do Grupo de Ação Local da Região de Aveiro (GAC-RA). (Figura 1). 


Figura 1. Localização das áreas referidas como casos de estudo.


Especificamente, este projeto visa:
1)    Identificar e caracterizar os serviços dos ecossistemas marinhos mais relevantes nas áreas de estudo;
2)    Envolver os agentes locais na identificação e valoração dos serviços dos ecossistemas nas áreas de estudo através de num processo participativo;
3)    Quantificar os benefícios socioeconómicos através da criação e gestão de AMPs, assim como os custos das medidas de gestão;
4)    Definir uma metodologia de avaliação dos benefícios socioeconómicos de uma AMP em Portugal, que possa ser útil e replicável no futuro.


Para qualquer esclarecimento adicional, por favor contacte: Rita Catarina Gomes - rita.gomes[arroba]spea.pt






Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com