Notícias

10 dicas para trazer Natureza ao isolamento

Neste momento único e difícil pelo qual todos nós estamos a passar, queremos dar o nosso contributo, tornando os dias de quem vai estar por casa mais "verdes". Desde descobrir os seus vizinhos selvagens a (re)ver documentários de vida selvagem, temos muitas dicas para partilhar!

1. 📹🐦Acompanhe o dia-a-dia das aves sem sair de casa, com os ninhos-em-direto da SEO/BirdLife:

2. 🎮 As crianças estão em casa e só querem é jogar computador? Apresente-lhes estes jogos sobre ciência e natureza 🐟🦖🐞🧪

3. 🏢Descubra os seus vizinhos selvagens 🐦🐝🌿
Experimente ficar uns momentos à janela ou varanda, a ver que aves passam, que insetos o visitam... até pode ajudar o projeto Espécies Invasoras em Portugal a identificar plantas invasoras: http://invasoras.pt/invasoras-a-janela/

4. 🦈🦎 Aposte, aprenda e ria nestas batalhas virtuais 🤜💥🤛
Quem ganhava numa luta entre uma iguana-verde e um atobá-de-patas-vermelhas? E entre um lince e um glutão? Aposte no seu favorito nestas batalhas virtuais que revelam factos e comportamentos de diferentes espécies mais e menos conhecidas.

Aposte em quem acha que vai vencer cada "batalha", acompanhe os "combates" no Twitter (@2020MMMletsgo), Facebook (March Mammal Madness) ou blog (link abaixo), e veja se consegue prever o vencedor. Para aumentar a emoção, pode fazer um círculo de apostas com os amigos - em cada ronda, os "perdedores" podem filmar-se a imitar o seu animal na derrota, por exemplo!

*Nenhum animal é mal-tratado no decurso desta iniciativa 😉

5. 🧪🦉🔭 Contribua para a ciência sem sair de casa 🔬🌌
Desde ajudar a analisar a atividade em torno do ninho de uma coruja-buraqueira, de um ganso-bravo ou de uma ibis-eremita até identificar galáxias ou transcrever documentos históricos, há inúmeras formas de ajudar cientistas nos seus projetos: https://www.zooniverse.org/

6. 🦎🐝🦊Descubra a vida selvagem de Lousada 🌳🐤🍄
Com este documentário que deu no domingo passado às 12h na SIC

7. 🖥️ 🐅Veja (ou reveja) séries e documentários sobre o mundo natural 🐋
Perca-se por uns minutos com o fascínio de "Terra", "Birders - o Caminho das Aves" ou "O Nosso Planeta", por exemplo. Estão disponíveis no Netflix Portugal, que pode experimentar gratuitamente por 30 dias.

8. 🐦 Observe aves da janela 🏠
Pare, olhe lá para fora... e tome nota das aves que vai vendo ao longo do dia. Somos cada vez mais a partilhar as nossas observações em #AvesDesdeCasa (também no Instagram e no Twitter)!
Registe também as suas observações no portal PortugalAves/ebird.

9. 🎨 Dê cor às aves da Lagoa Pequena 🖍️🦆
Deixe os mais pequenos dar asas à imaginação, ou aproveite para se relembrar das características identificadoras de cada espécie, pintando-as.

10. 🍽️ 🐦Faça um comedouro para aves♻️
Embalagens usadas, garrafas de plástico, cascas de laranja... ou até peças de loiça que já não use podem criar um posto de abastecimento para os seus visitantes alados!
Depois de feito, encha-o com sementes, aveia ou pedaços de fruta (evite o pão, que é "junk food" para aves), e não se esqueça de o limpar regularmente para não propagar doenças.

Para abordagens mais complexas:

Estamos a partilhar uma dica por dia na nossa página de Facebook. Entretanto, por si e pelos outros, se puder, FIQUE EM CASA.