Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Notícias


3 coisas a descobrir na Matinha de Queluz


A 10 minutos de Lisboa, há uma verdadeira relíquia natural: a Matinha de Queluz. Aqui estão três coisas que lá pode descobrir:
1. As plantas portuguesas
A Matinha é dos poucos parques urbanos da região de Lisboa onde as árvores e arbustos não são apenas espécies exóticas trazidas de lugares longínquos. Aqui, pode descansar à sombra de sobreiros que os cientistas consideram uma relíquia. E ao passear por entre carvalhos, medronheiros, freixos e alfarrobeiras, é como se fizesse uma viagem ao passado: outrora, grande parte desta zona estava coberta de vegetação como esta.


2. Rastos de história
Os arcos do portão sugerem que a Matinha nem sempre foi um espaço público, e ao deambular por entre as árvores encontram-se, no empedrado dos caminhos ou num ou outro muro, vestígios dos tempos em que era propriedade da família real.


3. Aves do bosque na cidade
A vegetação luxuriante da Matinha é o local perfeito para um grande número de aves florestais. Embora a densidade da folhagem nem sempre permita avistá-las facilmente, elas andam lá: por entre as folhas esvoaçam gaios e pombos-torcazes, pelos ramos saltitam chapins e estrelinhas-reais, e pelos troncos andam pica-paus e trepadeiras-comuns. Há também trepadeiras-azuis, que aqui são relativamente fáceis de avistar. Com a chegada do inverno, com alguma sorte e paciência poderá ainda vislumbrar um tordo-comum. Nesta altura do ano ouvem-se ainda os bandos de estorninhos a cantar, e uma explosão de folhas ou um reboliço no chão revelam piscos em energéticas lutas por território.

Foto: Philippe Rouzet (CC BY-NC-ND 2.0)



A Matinha de Queluz é uma pequena tapada localizada em frente ao Palácio Nacional de Queluz (do outro lado do IC 19). A pedido da Parques de Sintra/Monte da Lua, que gere o espaço, a SPEA está a realizar um censo da fauna deste local especial.

30 de novembro de 2018




Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com