Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
2
3
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
19
20
21
22
23
26
27
28
29
30
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Notícias


5 razões naturais para ir votar nas eleições europeias


No dia 26 de maio vamos eleger os nossos representantes no Parlamento Europeu para os próximos cinco anos. Será um dia decisivo, não só para os cidadãos europeus, mas também para a biodiversidade e proteção da natureza, uma vez que serão os eurodeputados eleitos por nós que irão ditar os próximos passos nas decisões relacionadas com o ambiente.

Poderá estar a questionar-se do porquê de uma ONGA como a SPEA estar a apelar para que vá votar. A resposta é simples: não podemos salvar o nosso planeta, nem sequer a democracia, se não for possível trabalhar pela biodiversidade sem “fronteiras” e restrições de regimes. Não seremos capazes de lutar por um mundo melhor se perdermos algumas das conquistas e garantias da democracia que temos atualmente e que de um modo geral têm sido promovidas em Portugal e ao nível da União Europeia.

No momento atual algumas destas garantias estão em risco em alguns países. Direitos, como a voz das NGOs, a imprensa livre, os juízes independentes, os cientistas respeitados, e os valores ambientais são atacados cada vez com mais frequência. As leis e as políticas que promovem a proteção da natureza, como uma componente fundamental do nosso futuro e qualidade de vida, devem orientar o nosso apoio a políticos que abracem os mesmos valores que nós.

Razões para votas nas próximas eleições europeias:

1. As leis de proteção da Natureza mais fortes do planeta
Porque as leis da Europa que protegem a natureza são das mais fortes do mundo (devido às Diretivas Aves e Habitats). Ter porta vozes no Parlamento que não se deixem levar por lobbies anti-ambiente e que garantam que estas leis são mantidas e melhoradas é crucial para um futuro mais sustentável da Europa e mesmo do resto do mundo.

2. Vote pela saúde dos seus filhos e por si
Somos dos países com uma das mais baixas taxas de participação em eleições Europeias. O sentimento geral português é que o Parlamento Europeu está longe e não interfere na nossa vida. No entanto, se pensarmos, por exemplo, nas políticas das pescas e da agricultura, políticas ligadas à redução de carbono e plásticos verificamos que não é bem assim. A União Europeia interfere não só com o que comemos, mas também com o que respiramos e consumimos.

3. Pela sua qualidade de vida, escolha votar natureza
Votar nos partidos que defendem políticas ambientais no seu programa eleitoral é votar num futuro mais saudável para todos nós. Apostar na redução das emissões de carbono, investir numa agricultura amiga do ambiente e da biodiversidade, acreditar que colocar limites nas quotas de pesca é salvaguardar os stocks de pesca para o futuro, apostar em políticas de redução dos plásticos são bons exemplos de medidas amigas da nossa saúde e qualidade de vida.

4. Vote pela democracia
Em Portugal vivemos em democracia há 45 anos. Mas infelizmente isto não pode ser um dado adquirido. Os grupos extremistas têm visto o seu poder a aumentar em toda a Europa e isto significa que lhes estamos a dar voz e abafar a voz da natureza e da liberdade. Grupos anti-liberdade não têm como prioridade a Natureza. Bem pelo contrário. Eles não querem que as ONGs tenham voz. Querem, pelo contrário, que o seu poder seja reduzido e controlado.

5. As aves não conhecem fronteiras

As ameaças ao ambiente são globais e por isso é essencial que sejam combatidas globalmente. A nossa voz, ao fazer parte da voz da Europa tem mais força. A UE está ainda longe de ter a ferramenta perfeita, mas permite que seja possível um trabalho entre países. Um trabalho essencial para o fim maior que é a proteção da natureza. Porque as aves não conhecem fronteiras. Muitos projetos de conservação com fundos europeus (por exemplo, LIFE) são grandes exemplos de colaboração entre países e de um esforço conjunto para salvaguarda de muitas espécies com benefícios para as populações locais. O priolo é um exemplo de uma espécie nacional que recuperou devido a este tipo de fundo.

Atualmente, cada vez que olhamos pelos binóculos vemos menos aves, mesmo as mais comuns, mas assistimos à tensão social a crescer. Isto é preocupante não só para a nossa liberdade, mas também para o ambiente. É por isso que no dia 26 de maio devemos ir votar em consciência. Ir votar é dizer que queremos ver mudanças nas políticas que prejudicam a Natureza e que queremos ter uma voz mais ativa no parlamento europeu.

Todos nós temos nas nossas mãos votar nos partidos que tenham no seu programa eleitoral palavras chave como “proteção do ambiente”, “Natureza”, “saúde”, “redução das alterações climáticas”, travar o “desaparecimento de espécies”, proteger a água e o solo. Faça-se valer deste poder e vote em consciência.

No dia 26 de maio vote. Vote pela Natureza e por si. from SPEA on Vimeo.


7 de maio de 2019




Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com