Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
1
2
3
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
27
28
29
30
31
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Notícias


Cabo Verde - Um novo lar para as calhandras-do-raso


A Calhandra do Raso é uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Reside no pequeno ilhéu do Raso, em Cabo Verde, e é nestes 7 Km2 que vive toda a sua população. Em 2004, após vários anos de seca consecutiva apenas 50 aves existiam neste ilhéu árido e seco e a espécie esteve à beira da extinção. Desde então, vários esforços foram feitos para salvar a espécie e após alguns anos de chuva adequada (da qual a Calhandra depende para se reproduzir) a população aumentou o suficiente para se mudarem alguns indivíduos para Santa Luzia. Nesta ilha, onde outrora já existiram calhandras, a presença de água e de mais alimento permite
que esta pequena ave possa encarar o futuro de forma mais risonha, pois terá melhores hipóteses de resistir a alterações climáticas e outras ameaças.

No passado mês de Abril, a SPEA, em conjunto com a ONG Cabo Verdiana Biosfera 1 e com a Direcção Nacional de Ambiente de Cabo Verde translocou mais de 30 aves para Santa Luzia. A translocação decorreu com sucesso e para além de um marco histórico na conservação por ser a primeira vez que se translocam calhandras no mundo inteiro é também um marco cientifico, visto que, muitos pesquisadores vão seguir essa introdução da calhandra num novo habitat. Esta acção foi financiada pela MAVA – Fondation pour la Nature e contou com o apoio de várias outras instituições ao longo dos últimos anos.

Foto © Laura Castello



10 de maio de 2018




Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com