Notícias

Cabo Verde - Um novo lar para as calhandras-do-raso

A Calhandra do Raso é uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Reside no pequeno ilhéu do Raso, em Cabo Verde, e é nestes 7 Km2 que vive toda a sua população. Em 2004, após vários anos de seca consecutiva apenas 50 aves existiam neste ilhéu árido e seco e a espécie esteve à beira da extinção. Desde então, vários esforços foram feitos para salvar a espécie e após alguns anos de chuva adequada (da qual a Calhandra depende para se reproduzir) a população aumentou o suficiente para se mudarem alguns indivíduos para Santa Luzia. Nesta ilha, onde outrora já existiram calhandras, a presença de água e de mais alimento permite
que esta pequena ave possa encarar o futuro de forma mais risonha, pois terá melhores hipóteses de resistir a alterações climáticas e outras ameaças.

No passado mês de Abril, a SPEA, em conjunto com a ONG Cabo Verdiana Biosfera 1 e com a Direcção Nacional de Ambiente de Cabo Verde translocou mais de 30 aves para Santa Luzia. A translocação decorreu com sucesso e para além de um marco histórico na conservação por ser a primeira vez que se translocam calhandras no mundo inteiro é também um marco cientifico, visto que, muitos pesquisadores vão seguir essa introdução da calhandra num novo habitat. Esta acção foi financiada pela MAVA – Fondation pour la Nature e contou com o apoio de várias outras instituições ao longo dos últimos anos.

Foto © Laura Castello