Notícias

Contagens RAM com a Berlenga à vista!

Neste 1º de Abril, após algum tempo de interregno, a nossa equipa retomou as contagens RAM a partir do Cabo Carvoeiro. E foi um grande recomeço com a migração para as áreas de nidificação a expressar-se: muitos alcatrazes, vários grupos de tordas-mergulheiras, de negrolas e de garajaus-de-bico- preto.

Enquanto estes voavam para Norte, várias galhetas faziam-nos companhia não estivéssemos nós ao lado da pedra Nau dos Corvos. Várias cagarras também foram avistadas mas voando para sul, possivelmente cagarras que começam agora a instalar-se nas Berlengas para mais uma época de nidificação.

Todos os primeiros sábados de cada mês realizam-se as contagens ibéricas RAM (Rede de observação de Aves e Mamíferos marinhos) em vários pontos de observação específicos. A metodologia consiste na contagem de indivíduos e caracterização do seu comportamento.

Com os dados pretende-se obter informação sobre abundância, distribuição e comportamento migratório de espécies de aves e mamíferos marinhos.

Se nos quiser fizer companhia e ajudar nas contagens ibéricas RAM estaremos no Cabo Carvoeiro. Basta trazerem binóculos ou telescópio e entusiasmo!

Mais informações sobre a RAM ou se quiser participar, para saber os locais e quando ocorrem as contagens mensalmente, envie mail para isabel.fagundes@spea.pt