Notícias

Criar bom ambiente

Juntos, conseguimos inverter tendências, atenuar ameaças e criar oportunidades para que a Natureza recupere do impacto humano. Nesta semana em que se comemora o Dia Mundial do Ambiente e o Dia Internacional dos Oceanos, partilhamos alguns exemplos, em jeito de agradecimento a todos os colaboradores, voluntários e apoiantes que são a chave desse sucesso.

Invertemos tendências

Numa década, a ave mais ameaçada da Europa deixou de o ser. Graças ao trabalho da SPEA a recuperar as florestas de Laurissilva dos Açores, o priolo voltou a ter alimento e a espécie recuperou a olhos vistos, merecendo menção da BirdLife como uma das cinco histórias de recuperações inspiradoras dos últimos tempos. Também na Madeira recuperámos as florestas de Laurissilva, e o fura-bardos passou de espécie desconhecida a verdadeiro ícone da Natureza.

Atenuamos ameaças

Da alteração de linhas eléctricas à detecção de venenos, da redução da captura acidental nas pescas à criação de portos seguros para evitar derrames de petróleo, as equipas da SPEA estão no terreno a combater ameaças diretas e indiretas às aves.

Damos hipótese à Natureza para recuperar

Das Berlengas aos Açores, os nossos esforços de eliminação de espécies invasoras estão a dar frutos, criando espaço onde os ecossistemas autóctones se podem restabelecer, e as aves nativas podem voltar a vingar.

Para saber mais sobre como contribuímos para um melhor ambiente em 2017, consulte o nosso relatório.

8 de junho de 2018