Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Novembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
2
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
18
19
20
22
23
26
27
28
29
30
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Notícias


Criar pontes na conservação da natureza das ilhas


Entre os dias 7 e 12 de outubro, membros de várias entidades de Cabo Verde visitaram a Madeira para trocar experiências com os seus congéneres madeirenses sobre as particularidades de preservar ecossistemas e gerir áreas naturais em ilhas. A visita fez parte do projeto “Sustainable management of Santa Luzia Marine Protected Area”, coordenado pela SPEA em parceria com a ONG Cabo-verdiana Biosfera1 e com a Direção Nacional de Ambiente de Cabo Verde.

Durante quase uma semana, representantes da Direção Nacional do Ambiente, da Polícia Marítima, da Guarda Costeira, do Ministério de Economia Marítima  e da Biosfera 1 puderam ver em primeira mão os mecanismos e ferramentas de gestão, bem como as oportunidades de aproveitamento turístico, as técnicas de vigilância e recursos necessários na administração geral, para proteger a natureza das ilhas. Os anfitriões puderam ainda demonstrar como a fauna e flora das reservas da Madeira evoluíram depois de implementados os sistemas de vigilância e proteção.

Para além de palestras por especialistas do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e das entidades cabo-verdianas, o encontro incluiu visitas ao centro Freira da Madeira, Reserva Natural de São Lourenço, Museu da Baleia, Floresta Laurissilva, Capitania do Porto do Funchal e à lota no porto do Caniçal. Os participantes no encontro visitaram ainda o Cabo Girão, graças à empresa marítimo-turística VMT.

Findos estes dias de intercâmbio, voltamos todos aos nossos projetos cheios de novas ideias, novas perspetivas, e vontade renovada de continuar a trabalhar para proteger a natureza das nossas ilhas.


---

O projeto “Sustainable management of Santa Luzia Marine Protected Area” pretende recuperar e promover a proteção sustentável dos habitats e da biodiversidade ameaçada da Área Marinha Protegida da Ilha de Santa Luzia e dos Ilhéus Branco e Raso, um importante hotspot de biodiversidade no Atlântico norte. O projeto é financiado pela fundação MAVA, inclui ações de capacitação dos recursos humanos locais e intercâmbio de experiências com zonas geográficas semelhantes.


22 de outubro de 2018





Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com