Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
1
2
3
4
5
6
7
9
10
11
12
14
23
27
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Notícias


Deu-se início à segunda época de campo do 3º Atlas das Aves Nidificantes


Caros ornitólogos,

Teve início no dia 15 de março a segunda época de campo do 3º Atlas das Aves Nidificantes de Portugal. Os trabalhos iniciaram-se para o Centro e Sul de Portugal Continental e para a Madeira. Nos Açores e no Norte só iniciam em 1 de abril.

A metodologia das visitas sistemáticas é a mesma, focada na contabilização de indivíduos de cada espécie, no registo do maior número de espécies possível e nos códigos de nidificação mais elevados. No entanto, existem dois ajustes opcionais que poderão ser aplicados em determinadas condições, a possibilidade de se realizar apenas uma visita em determinadas quadrículas remotas e a opção de não contar nas visitas de 30 min. Infelizmente não haverá qualquer apoio para a deslocação dos colaboradores de campo. Mas estão a ser preparados vários incentivos, com prémios e aproveitando eventos, como o Congresso de Ornitologia e o Global Big Day, que acreditamos vão incentivar a participação.

A informação metodológica e os contactos dos responsáveis regionais encontram-se no manual do observador. Informação sobre eventos e incentivos será disponibilizada brevemente. Todos os interessados em participar devem contactar o responsável regional da área onde pretende fazer visitas e pedir que lhe sejam atribuídas as quadrículas que desejar.

A tarefa é grande e difícil. Mas os ornitólogos portugueses têm dado provas de conseguir o que muitos consideram impossível. Portanto, há que deitar mãos à obra e não esquecer que todas as observações com código de nidificação são importantes e devem ser registadas no PortugalAves/eBird.

» Metodologia e saiba como participar

Domingos Leitão
Coordenador do Atlas

16 de março de 2016





Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com