Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
2
3
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Notícias


Dia Mundial dos Oceanos


Todos os anos, o Dia Mundial dos Oceanos – 8 de junho, proporciona-nos uma oportunidade única de os celebrar, mas também de nos lembrarmos da importância extrema de os proteger e conservar. Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e são essenciais à nossa sobrevivência: fornecem-nos oxigénio e alimento; providenciam energia e as substâncias ativas de muitos medicamentos; regulam o nosso clima e permitem-nos horas incontáveis de lazer e inspiração. Por isso mesmo devemos protegê-los! E cabe a cada um de nós dar o seu contributo para que os nossos oceanos permaneçam saudáveis para as gerações futuras.

Nesta data especial, há eventos e atividades dinamizadas um pouco por todo o mundo para alertar as populações para a necessidade da conservação marinha. É importante encorajar as pessoas a pensar nos oceanos e no que eles significam, a aprender sobre a diversidade de espécies e habitats que eles albergam, e a alterarem os seus comportamentos em benefício do nosso planeta azul.
O tema deste ano é o lixo marinho, que constitui uma das maiores ameaças ao bem-estar dos oceanos. À semelhança do que acontece com a gestão dos resíduos em geral, o ponto de partida para o combate ao lixo marinho é a prevenção e a sensibilização. Precisamos realmente de novos sacos de plástico cada vez que fazemos compras, ou podemos utilizar sacos reutilizáveis de outros materiais? Ou de comprar uma garrafa de água de plástico de cada vez que temos sede? Não será possível produzir e consumir produtos alternativos, com menos plástico? Temos também de nos lembrar que cada pedaço de lixo deitado na rua, numa ribeira, num descampado, na praia, irá provavelmente acabar nos oceanos, afetando todo o universo azul que tanto precisa da nossa proteção e cuidados.

Ao longo do presente ano letivo, os alunos da escola básica 2, 3 D. Luís de Ataíde, no âmbito do Projeto Life Berlengas, aprenderam muito acerca deste e de outros problemas que ameaçam a saúde dos nossos oceanos – tais como a sobrepesca, as espécies introduzidas, o aquecimento global. A partir de uma série de visitas à escola por parte dos técnicos da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) e da dinamização de jogos e atividades, os alunos ficaram a conhecer o valioso património natural do arquipélago das Berlengas e do mar que o rodeia. Agora, findo o ano letivo, apresentam os trabalhos que desenvolveram, sobre as espécies animais que habitam nas Berlengas: o polvo, o perceve e o golfinho-comum são alguns dos animais que fizeram as delícias dos mais pequenos e que podem agora ser vistos em exibição no auditório do Centro Cultural de Peniche, entre os dias 4 e 19 de junho. Apareça por lá e fique a conhecer as Berlengas através do olhar dos mais pequenos.

O Life Berlengas é um projeto coordenado pela SPEA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Câmara Municipal de Peniche, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo ainda a ESTM do Instituto Politécnico de Leiria como observador.
O projeto, que teve início a 1 de junho de 2014, será implementado até 30 de setembro de 2018 e tem cofinanciamento do Programa LIFE+ da União Europeia e do Fundo Biodiversidade.
Mais informação em www.berlengas.eu

Foto: Berlenga, de Pedro Geraldes

8 de junho 2017






Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com