Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Novembro 2019
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Notícias


Novo projeto internacional avalia situação atual do painho-de-monteiro


O workshop “Painho-de-monteiro: oportunidades e desafios” realiza-se até dia 22 de abril em Santa Cruz da Graciosa, nos Açores no âmbito do mais recente projeto coordenado pela BirdLife International – LIFE EuroSAP, cujo o objetivo é “Coordenar esforços para recuperar espécies a nível internacional”. No dia 21 haverá uma apresentação pública, às 21h, na Biblioteca Municipal. 

O workshop tem como principal objetivo avaliar a situação atual do painho-de-monteiro, identificar as principais ameaças a que a espécie está sujeita e construir as bases do futuro Plano de Ação da espécie, que irá permitir a implementação de uma estratégia de conservação estruturada e sólida que permita não só abranger os aspetos naturais mas também os sociais e os económicos. 

As reuniões de trabalho contam com a presença das entidades relevantes para a conservação desta espécie a vários níveis. Espera-se um forte contributo de entidades públicas e privadas, bem como do setor académico, nomeadamente por parte de representantes do Parque Natural da Ilha Graciosa, Direção Regional do Ambiente, Câmara Municipal de Santa Cruz (a confirmar), Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, MARE da Universidade de Coimbra e Nautigraciosa. O presente workshop marca a conclusão do projeto "Painho-de-monteiro (fase 1)” e o início do LIFE EuroSAP.

O projeto recém aprovado, LIFE EuroSAP, junta 10 países europeus (ver nota em baixo), nos quais Portugal está incluído, e tem como objetivo unir sinergias para enfrentar os novos desafios e ameaças a que algumas das nossas aves icónicas estão sujeitas. Com três anos de duração e com 16 espécies-alvo, este projeto conta com o envolvimento de 13 parceiros, sendo a SPEA, o representante do projeto em Portugal. 

As 16 espécies de aves visadas ​​pelo projeto LIFE EuroSAP são algumas das espécies mais carismáticas e ameaçadas da Europa, entre elas a rola-brava e o painho-de-monteiro. As medidas de conservação atuais não são adequadas à nossa realidade e muitas destas populações continuam em declínio contínuo. Este projeto vai estabelecer as bases de trabalho e identificar as medidas de conservação que serão necessárias implementar durante os próximos anos, de forma a garantir a viabilidade das espécies-alvo. 

Durante os próximos três anos, o projeto LIFE EuroSAP em Portugal prevê desencadear o processo de definição do Plano de Ação para o painho-de-monteiro. A SPEA irá coordenar as ações que envolvem esta espécie e contribuir ativamente para a definição dos Planos de Ação das restantes espécies-alvo do projeto. Do total de 16 espécies sobre as quais o projeto vai incidir, apenas 7 têm implicação para Portugal, como é o caso do abutre-preto, da rola-brava, do abibe, do ostraceiro, do combatente, da narceja, do maçarico-real, do milherango, do perna-vermelha e do já referido painho-de-monteiro.

Nota:
Parceiros BirdLife envolvidos: BirdLife International (BirdLife), Naturschutzbund Deutschland (BirdLife Alemanha), Royal Society for the Protection of Birds (BirdLife UK), Sveriges Ornitologiska Forening – BirdLife Sweden (BirdLife Suécia), Vereniging tot de Bescherming van Vogels (BirdLife Holanda), Sociedad Española de Ornitología (BirdLife Espanha), Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (BirdLife Portugal), Lithuanian Ornithological Society (BirdLife Lituânia), Ligue pour la Protection des Oiseaux (BirdLife França) , Hellenic Ornithological Society (BirdLIfe Grécia).


Foto: Painho-de-monteiro juvenil © Tânia Pipa




Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com