Dezembro 2017

Notícias

Planta rara redescoberta na ilha do Corvo

Trabalhos de campo realizados este mês na ilha do Corvo por elementos da SPEA e da Universidade Técnica de Munique permitiram a descoberta de vários exemplares de Não-me-esqueças (Myosotis azorica). Desde 2001 que não existem registos conhecidos nas Flores e no Corvo apenas se tinham registado 5 exemplares em 2012.

Os trabalhos de prospeção às falésias costeiras da Ilha do Corvo, arquipélago dos Açores, realizados pelos técnicos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Carlos Silva e Tânia Pipa e pelo  investigador da Universidade Técnica de Munique (Alemanha), Prof. Dr. Hanno Schaefer  levaram à redescoberta de uma das plantas endémicas mais raras dos Açores e do Mundo – a “Não-me-esqueças” (Myosotis azorica).

Esta planta foi descrita pelo britânico H. C. Watson, em 1842, sendo a sua distribuição mais recente restrita às ilhas das Flores e do Corvo. No entanto, esta pequena planta, com uma flor de um intenso azul-marinho foi vista pela última vez  na ilha das Flores em 2001, pelo investigador Hanno Schaefer, e na ilha do Corvo em 2012 foram detetadas apenas 5 plantas numa falésia que posteriormente ficou destruída por um movimento de terras, suspeitando-se que a espécie poderia estar perdida ou extinta.

De 2009 a 2012, houve várias tentativas infrutíferas para a localização de plantas desta espécie no âmbito do projeto LIFE “Ilhas Santuário para as Aves Marinhas”

A grande ameaça para a sua sobrevivência, e para outras plantas e aves costeiras, é a elevada pressão de pastoreio das 245 cabras e ovelhas selvagens que habitam as encostas do Corvo e onde se localizam as maiores falésias do Atlântico Norte. A “Não-me-esqueças” só está fora do alcance destes herbívoros nas falésias mais declivosas e inacessíveis, que infelizmente são muito instáveis e colapsam, podendo levar ao desaparecimento desta rara planta.

A SPEA, em colaboração com o Parque Natural de Ilha do Corvo e a Universidade Técnica de Munique estão a unir esforços para definir o plano de ação para a espécie Myosotis azorica e esperam conseguir aumentar, por produção em viveiro, o número de indivíduos desta espécie extremamente ameaçada, para que num futuro próximo, todos os visitantes e habitantes do Corvo possam desfrutar da beleza desta planta e para que se faça jus ao seu nome e este não fique no esquecimento. Apesar de a nível mundial esta espécie estar listada com o estatuto de Vulnerável a situação da espécie é bastante preocupante.

22 de agosto de 2014