Dezembro 2017

Home  > Participar > Campanhas > Ave do Ano 2016 - Britango

Ave do Ano 2016 - Britango

A campanha da Ave do Ano 2016 ajuda-o a perceber melhor esta ave e quem sabe a admirá-la. Para tal pretendemos empreender ações de divulgação, estar presente em eventos, disponibilizar wallpapers com calendário com imagens apaixonantes, sempre em sintonia com as ações do projeto Life Rupis.

Conheça o britango
Nos últimos 30 anos, o também conhecido por abutre-do-egito, viu a sua população diminuir 30% em Portugal e Espanha, encontrando-se atualmente em perigo de extinção. Esta diminuição deveu-se a fatores associados à qualidade do habitat, perturbação e perseguição.

Nome científico:Neophron percnopterus

Características: é o mais pequeno dos abutres ibéricos; é uma ave de rapina de plumagem essencialmente branca e preta, face amarela e cauda longa e cuneiforme. Os imaturos são totalmente castanhos, apresentando também a cauda em forma de cunha.

Ocorrência e distribuição: é um migrador estival, que pode geralmente ser visto em Portugal e Espanha a partir de finais de fevereiro, permanecendo nas zonas de nidificação de março a setembro. Durante o outono migra para sul, passando o inverno na África sub-saariana. Em Portugal encontra-se sobretudo em Trás-os-Montes, no Douro Internacional. Ocasionalmente ocorre noutras zonas do país, mas na altura da migração é possível observar centenas em Sagres.

Habitat: Prefere zonas acidentadas, normalmente em vales fluviais e montanhas, nidificando em buracos e plataformas rochosas.

Alimentação: carcaças de aves e mamíferos, muitas vezes doentes; comem também fruta e vegetais em estado de decomposição. Por vezes caçam animais debilitados e comem ovos.

Estimativa da população: Em Portugal, o Douro Internacional é um dos locais onde é mais fácil observá-lo, mas ocasionalmente ele surge noutros pontos do país. Nesta região, onde se inclui regiões de Portugal e Espanha, encontram-se uma das mais importantes populações da Península Ibérica, com 116 casais.

Wallpaper para download
- calendário novembro + dezembro

- Fullscreen: 1024x768 e 1280x1024
- Widescreen: 1280x8001440x900
- iMac: 1920x1080 e 2560x1440

Curiosidades
  • O britango é o menor dos abutres europeus;
  • O britango era adorado pelos faraós no antigo Egito por causa da sua capacidade de remover lixo e animais mortos. Por esta razão, é também conhecido como "Galinha do Faraó";
  • Esta espécie também se alimenta de ovos. Usam pedras para quebrar a casca. É uma das raras espécies de aves que utiliza uma "ferramenta" para obter o seu alimento;
  • É uma ave diurna, que pode viajar até 120 quilómetros para encontrar alimento;
  • É uma ave migradora, que passa o inverno nas regiões em redor do deserto do Sahara;
  • É uma espécie solitária fora da época do acasalamento e quando tem as crias;
  • É uma espécie monogâmica e acasala para a vida;
  • Os ninhos podem ter um metro e meio de largura e são feitos de paus, lã, trapos e restos de alimentos;
  • A fêmea coloca dois ovos e ambos os progenitores chocam os ovos durante período de incubação que dura 42 dias;
  • Os pais alimentam as crias com regurgitações da comida que ingerem até aos 3 meses;
  • Tornam-se sexualmente maduros aos seis anos de idade;
  • A sua esperança média de vida em estado selvagem é de 30 anos.