Home  > Participar > Campanhas > Ave do Ano 2017 - Galheta

Ave do Ano 2017 - Galheta

Galheta (Phalacrocorax aristotelis)

Conheça melhor o projeto Life Berlengas e como a equipa irá contribuir para a gestão sustentável da Zona de Proteção Especial (ZPE) das Ilhas Berlengas, com o objetivo de conservar os seus habitats, plantas endémicas e populações de aves marinhas, como a galheta.

Educação Ambiental

A equipa da SPEA tem levado a galheta a várias escolas e eventos de Peniche para mostrar aos mais pequenos as características e curiosidades desta ave e alertar para a importância da sua conservação.

Para saberes mais sobre a Galheta faz o download dos vários recursos didácticos disponíveis:

Reprodução da Galheta

Primeira cria de galheta nas Berlengas - 2017 from SPEA on Vimeo.

Já nasceram as duas primeiras crias de galheta nas Berlengas, em 2017! Pode ver o vídeo das primeiras horas da galheta nascida no dia 15 de abril e observar como o casal de pais recentes se prepara para receber a última cria, que ainda está a ser incubada. As crias cresceram a bom ritmo e abandonaram o ninho, em busca de novas aventuras, em meados de junho.

Acompanhe a vida deste casal de galhetas e de sua nova família e conheça melhor o comportamento reprodutor desta espécie.

Neste vídeo pode ver como o casal alterna nas tarefas enquanto cuida das crias:

Pode seguir, em direto, o dia-a-dia de um ninho de galheta, nas Berlengas, aqui!

Já neste vídeo pode saber mais sobre os hábitos de acasalamento, reprodução, construção do ninho e alimentação das crias da galheta: