Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Novembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
1
3
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
27
28
29
30
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Quem Somos > Equipa > Órgãos Associativos
imprimir

Órgãos Associativos
A SPEA rege-se pelos Estatutos, pelo Regulamento Interno, pelas deliberações da Assembleia Geral, bem como pelas disposições aplicáveis do Código Civil e Legislação Complementar.
Os órgãos associativos da SPEA para 20013-2016 são:

  • Mesa da Assembleia Geral
A Mesa da Assembleia Geral é composta por um Presidente, um Vice Presidente e três Secretários. Ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral compete convocar e dirigir as sessões de Assembleia Geral. A atual Mesa da Assembleia Geral é composta pelos seguintes membros:

Jaime Albino Ramos  | Presidente
Nascido a 7 de novembro de 1965. Biólogo com Doutoramento em Ecologia Animal pela Universidade de Oxford. Atualmente, é Professor Auxiliar da Universidade de Coimbra. Dedica-se ao estudo de ecologia alimentar e reprodutora, e de seleção de habitat por aves marinhas e florestais, abordando a sua conservação e utilização como bioindicadores. Tem efetuado trabalhos em Portugal Continental, Açores, Madeira, Cabo Verde e ilhas do Oceano Índico. Já publicou mais de 120 artigos em revistas da especialidade. Integrou a Direção da SPEA entre 2004 e 2008 e de 2010 a 2013; foi o editor principal da revista Airo entre 2002 e 2008. Atualmente, é editor associado das revistas Animal Conservation e Ardeola e tem sido coordenador da Comissão Editorial dos últimos Congressos de Ornitologia da SPEA (2009, 2011, 2014, 2016).


Cláudia Serrano | Vice-presidente
Exerce advocacia desde 2003, atividade que conjugou com a função de jurista do Departamento de Contencioso de um Banco de 2003 a 2006, e como responsável do departamento jurídico de uma consultora na área dos recursos humanos no período compreendido entre 2006 e 2007. É sócia da SPEA desde 2007.


Alexandre Hespanhol Leitão | Secretário
Apaixonado pelas aves, pelo seu estudo e conservação. Profissionalmente, consultor na área do ambiente e ornitólogo, e biólogo de formação. Participa em alguns projetos relacionadas com a SPEA, como colaborador voluntário.


Gonçalo Ventura Martins | Secretário
40 anos, Engenheiro técnico de telecomunicações numa multi-nacional do mesmo ramo, exercendo a função de "Technical Writing Specialist". É instrutor de mergulho e apaixonado pela natureza fora e dentro de água. 


Pedro Monteiro | Secretário
Colabora com a SPEA desde 2005 na promoção e divulgação dos trabalhos SPEA Açores (LIFE Priolo). Colaborou na realização de exposições de fotografia em São Miguel, Lisboa, Bruxelas (Parlamento Europeu), Bélgica e na BirdFair - feira de referência de birdwatching. Publicou várias fotografias do Priolo em publicações de destaque como National Geographic. Repórter fotográfico para o jornal Correio dos Açores.


  • Conselho fiscal
O Conselho Fiscal é o órgão que tem a competência de examinar a escrita da SPEA e elaborar um parecer sobre o Relatório e Contas da Direção Nacional e divulgá-lo em Assembleia Geral Ordinária. É constituído por um Presidente, um Secretário e um Relator. O atual Conselho Fiscal é composto pelos seguintes membros:

José Manuel Soares Saldanha de Azevedo | Presidente
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE. Certificado em Inventory Management pela APICS. Iniciou a sua atividade profissional numa empresa alemã, em 1977, após o que se dedicou, quase na íntegra, à consultoria de gestão. Assim, esteve na Price Waterhouse durante 15 anos, não consecutivos, de onde saiu como Senior Manager para a Deloitte & Touche. Na Deloitte permaneceu 12 anos, 10 dos quais como Sócio, com responsabilidades de gestão de um vasto conjunto de projetos de distintas naturezas. Entre 1987 e 1989 desempenhou funções de Diretor de Planeamento da AVIS Rent-a-car. Atualmente é Sócio da Eurogroup Consulting, multinacional francesa de consultoria de gestão.


Vítor Couto Gonçalves | Secretário
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, Bancário de 1971 a 1999, área de grandes projetos, Professor do Ensino Superior Privado e Público nas áreas das novas tecnologias e da gestão, desde 1982. Representante da ESCS para o Poliempreende a nível Regional. Coordenador do Instituto Politécnico de Lisboa para o Poliempreende a nível nacional.

Filipe Cansado | Relator
Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. Curso de Especialização em Controlo de Gestão no ISCTE. Iniciou a sua atividade profissional em 1991, como Auditor Financeiro numa das grandes multinacionais do setor, onde se manteve durante cinco anos. De 1996 a 2002 trabalhou como Consultor de Gestão em duas grandes multinacionais desta área, tendo realizado projetos centrados, fundamentalmente, nas vertentes de Reorganização / Reengenharia de Processos e em Análise e Modelação Financeira. Desde 2002 desempenha funções como Controller Financeiro numa grande empresa portuguesa do setor da Distribuição Automóvel. É Técnico Oficial de Contas.


  • Direção Nacional
A Direção Nacional da SPEA, órgão que dirige a Sociedade, é constituída por sete elementos: Presidente, Vice-presidente, Secretário, Tesoureiro e três Vogais. Compete à Direção Nacional, entre outras tarefas (ver Estatutos e Regulamento Interno), executar o Programa e Orçamento aprovados em Assembleia geral, gerir e administrar a SPEA e apresentar contas dessa atividade. A atual direção foi eleita em Assembleia Geral de 23 de março de 2013 e é constituída pelos seguintes membros:

Maria Clara de Lemos Casanova Ferreira | Presidente
Licenciada em Comunicação Empresarial, com Pós Graduação em Gestão de Marketing, está atualmente a desempenhar funções como Técnica de Marketing na COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, SA, com responsabilidades na comunicação interna e na relação com media. Colaborou com a SPEA entre os 2006 e 2008 e acompanha desde então com grande carinho a atividade e sucessos da associação.


José Manuel Monteiro | Vice-presidente
Oficial da Marinha de Guerra, já reformado como capitão de mar e guerra. Participou em vários processos associativos, tendo feito parte de algumas direções do Clube Militar Naval, numa delas como Presidente da Direção. Atualmente participa na vida associativa da Associação 25 de Abril como Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Participa em algumas iniciativas da SPEA principalmente saídas de campo.

Michael Armelin | Tesoureiro
Nasceu em Londres em 1940, Gerente industrial reside em Portugal desde 1989. Ornitólogo amador, começa a interessar-se pela observação das aves com 16 anos, sendo anilhador, credenciado do B.T.O. desde o fim dos anos 50. Sócio fundador SPEA.

Vítor Hugo Rodrigues Paiva | Secretário
Doutorado em Biologia, especialidade Ecologia pela Universidade de Coimbra e Universidade de Kiel em fevereiro de 2010. Investiga na área da ecologia espacial, alimentar e trófica de aves marinhas e estuarinas dos oceanos Atlântico, Antártico e Índico e mar do Norte e Mediterrâneo, com relevância para o impato das alterações climáticas e sobrepesca na biodiversidade marinha. Investigador sénior no MARE-Marine and Environment Research Centre (Universidade de Coimbra), tem participado como consultor científico em diversos projetos do programa marinho da SPEA (e.g. projeto LIFE+ Berlengas).


Vanda Santos Coutinho | Vogal 
36 anos, Mestre em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, especializada em gestão e ordenamento do território. Actualmente é private broker.

José Paulo Oliveira Monteiro | Vogal
Nasceu em Lisboa em 1966, Neurologista Pediátrico. Sócio da SPEA desde 1997, participante em numerosos cursos e saídas de campo e a partir de 2000, nos Trabalhos do Atlas de Aves Nidificantes e Invernantes, Censo de Aves Comuns, Projeto Arenaria e Dias RAM. Entusiasta de fotografia de aves e de viagens.


Manuel Trindade | Vogal
Mestre pelo One Planet MBA, consultor, associado da International Synergies Limited (Reino Unido) e partner da Eight Sustainability Platform (Brasil), gestor agrícola, empreendedor social e ambiental, jornalista, fotógrafo e colaborador da Quercus, sócio da SPEA desde 2010.







Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com