duracao_icon Duração 9 Janeiro 2021 a 31 Dezembro 2022

local_icon Local Aveiro, Faro, Leiria, Lisboa, Setúbal, Madeira, Açores

Com os Dias da Rede de observação de Aves e Mamíferos Marinhos (dias RAM), queremos unir os esforços de observadores voluntários para estudar as aves marinhas em toda a Península Ibérica, melhorando assim o conhecimento e conservação das espécies de aves que podem ser observadas no Atlântico. Nestas contagens, dezenas de voluntários fazem observações num mesmo dia ao longo de toda a costa, seguindo uma metodologia padrão que nos permite obter informação de maneira sistemática e rigorosa, para ter uma ideia da abundância e dos movimentos das aves marinhas em águas costeiras, em diferentes áreas geográficas e em diferentes meses.

 

Metodologia

Em cada dia RAM, o observador deverá contar as aves marinhas em passagem durante 3 horas, por períodos de 5 minutos de contagem (entre maio e setembro das 7h às 10h; entre outubro e abril das 8h às 11h).

 

Identificação

Determine o número de indivíduos por espécie. Em caso de dúvida ou quando não seja possível identificar a espécie, as aves devem ser identificadas até ao género ou família (a identificação é igualmente válida).

 

Observação

Mantenha o telescópio fixo, englobando cerca de 30 a 50% de mar imediatamente abaixo do horizonte. Os binóculos cobrirão o resto do mar até à costa (idealmente utilizados por um segundo observador). Em condições climatéricas adversas, procure um local abrigado – o carro é muitas vezes a melhor opção, pois possibilita uma maior estabilização do telescópio.

 

Contagem

Registe todas as aves, excetuando as gaivotas das espécies Larus michahellis e Larus fuscus, que apenas deverão ser registadas em caso de movimentos excecionais. Registe o número de aves que passam pelo campo de visão, tendo o cuidado de contar cada ave uma só vez. Não servem estimativas do número médio de aves que passam (exceto em caso de bandos de dimensão excecional). Sempre que fizer uma pausa durante o trabalho de campo, anote o tempo em que não se procedeu às contagens.

 

Registo

No local, anote no caderno de campo ou utilize um gravador portátil. Insira depois os dados no ficheiro excel, e envie-o para ines.lacerda@spea.pt.

 

Contacto

Inês Lacerda: ines.lacerda@spea.pt

 

Resultados

 

Portugal continental

Relatório Censos RAM – Portugal Continental 2020-21

Relatório Censos RAM – Portugal Continental 2019

Relatório Censos RAM – Portugal Continental 2018

Relatório Censos RAM – Portugal Continental 2017

 

Açores e Madeira

Relatório Contagens RAM – Açores e Madeira 2017-2018

Relatório Contagens RAM – Açores e Madeira 2014-2016