Atualizado a 7 de maio para refletir as novas diretrizes no âmbito do Estado de Calamidade.

 

Tendo em consideração a situação atual da COVID19 em  território nacional, a recente saída do estado de emergência e a declaração de calamidade, a SPEA recomenda a todos os seus colaboradores e associados que continuem a seguir as orientações das autoridades, sobretudo no sentido de respeitarem as regras de distanciamento físico e o dever cívico de recolhimento. Os colaboradores de censos e contagens organizados pela SPEA (CAC, Atlas das Aves Nidificantes, Noctua, Dias RAM, etc.) poderão voltar a fazer as suas contagens, desde que encontrem condições para realizá-las em segurança e no cumprimento das regras estabelecidas pelas autoridades.

 

Recomenda-se ainda aos colaboradores que tenham de realizar grandes deslocações para fazerem a sua quadrícula, que considerem não realizar a contagem esta primavera. Caso tenham alguma dúvida, não hesitem em contactar o coordenador de cada censo.

 

Apelamos ainda que continuem a observar aves, mesmo  a partir das vossas casas, janelas e varandas, assim como durante as caminhadas efetuadas para manter a forma. Dessa forma podem, para além de usufruir do contacto com a natureza, contribuir para um melhor conhecimento da biodiversidade associada aos ambientes urbanos e dessa forma, para a proteção e conservação da avifauna.

 

Temos vindo a promover algumas atividades dirigidas à comunidade de observadores e sócios, proporcionando alguns desafios a quem tem tido um maior tempo de permanência nas suas residências. Podem continuar a participar nestas contagens e a submeter as vossas observações ornitológicas na plataforma PortugalAves eBird e continuar a contribuir para projetos como o III Atlas das Aves Nidificantes, mediante a inclusão de códigos de nidificação nas vossas observações.  Convidamo-lo a juntar-se a nós no Grupo de Facebook onde podem saber mais sobre estes desafios e como participar.

 

Conselhos específicos para os colaboradores dos programas de monitorização:

 

  • CAC: A partir de 4 de maio, os colaboradores poderão fazer as suas contagens, desde que se sintam confortáveis para o fazer e possam cumprir com as regras de segurança estabelecidas. Quem participar no censo pode realizar apenas uma volta, mas a possibilidade de realizarem duas voltas mantém-se, desde que espaçadas em pelo menos 3 semanas, tendo o termo da época do CAC sido adiado para o dia 10 de junho;

 

  • NOCTUA: os colaboradores poderão realizar a terceira visita (1 maio a 15 junho), caso tenham condições para o fazer seguindo as recomendações das autoridades. A visita pode, dentro da disponibilidade de cada um, ser realizada mais para o fim deste período;

 

  • ATLAS DAS AVES NIDIFICANTES: a partir de 4 de maio, os colaboradores poderão fazer as suas visitas sistemáticas às tétradas do Atlas, desde que se sintam confortáveis para o fazer e possam cumprir com as regras de segurança estabelecidas. As visitas sistemáticas podem ser realizadas até 30 de junho (inclusive) nos territórios do continente a sul do rio Douro e no arquipélago da Madeira. No arquipélago dos Açores, no território continental a norte do rio Douro e nas áreas de altitude superior a 1000m, as visitas sistemáticas podem realizar-se até 15 de julho (inclusive).Todos os observadores podem continuar a contribuir com observações não-sistemáticas com registos de nidificação;
  • DIAS RAM: as contagens serão retomadas já no próximo fim-de-semana, no dia 9 de maio. Caso queira participar, por favor contacte o respectivo coordenador do censo, para saber se é possível.
  • Outros censos/contagens ou dúvidas: por favor, contacte diretamente o coordenador responsável do censo, para eventuais informações específicas a ter em conta.

 

A SPEA continua e continuará empenhada em desenvolver a sua principal missão, de Estudar e Conservar as Aves e os seus Habitats, assim como de promover a observação de aves e participação pública nos seus projetos, estando também focada em dar o seu contributo para o bem comum, reforçando a importância de nos mantermos a nós e aos outros seguros.

 

Obrigado pela vossa compreensão

 

Nota: De acordo com o evoluir da situação, e tendo em conta as recomendações do governo, a SPEA irá atualizando esta informação.