Está atualmente em consulta pública, até 4 de julho, uma proposta de alargamento dos limites da Zona de Proteção Especial do Douro Internacional e do Vale do Águeda (ZPE-DIVA). Convidamo-lo a participar, manifestando o seu apoio por este aumento de proteção e valorização do território único do Douro Internacional.

 

Com este alargamento, áreas importantes para aves como o britango terão o devido reconhecimento ao nível local, mas também no contexto nacional, ibérico e europeu, uma vez que, como Zona de Proteção Especial, integrarão a Rede Natura 2000, que protege e reconhece as áreas de maior valor natural da Europa. A inclusão na Rede Natura 2000 torna também as ações de conservação de natureza neste espaço elegíveis para financiamentos como o programa LIFE da União Europeia. Este alargamento proporciona assim uma oportunidade para uma maior valorização a nível das políticas nacionais e europeias, e para a promoção de todo o território a uma escala mais global.

 

Durante os últimos 5 anos, no âmbito do nosso projeto LIFE Rupis verificou-se que muitas áreas importantes para britango (ou abutre-do-egito), águia-perdigueira (ou águia-de-bonelli) e abutre-preto ficavam fora da Zona de Proteção Especial do Douro Internacional e Vale do Águeda. Nalguns casos, por exemplo, há casais que têm ninhos dentro dos limites da zona de proteção, mas utilizam áreas fora dos limites desta zona para se alimentar. A maioria destas áreas importantes localizam-se ainda dentro do Parque Natural do Douro Internacional, que tem uma extensão maior que a Zona de Proteção Especial.

 

Para reconhecer e formalizar a importância de toda esta área a nível nacional e europeu, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com o apoio dos parceiros LIFE Rupis e com base em toda a informação existente, vem agora propor a devida alteração dos limites da ZPE-DIVA, para passar a integrar toda a área relevante para os valores naturais. O alargamento proposto faz também coincidir os limites da Zona de Proteção Especial com os do Parque Natural do Douro Internacional (na maior parte da área proposta), o que vem também dar maior coerência à gestão do território.

 

Até dia 4 de julho, participe na consulta pública, manifestando o seu apoio por este aumento da proteção destas áreas importantes, na plataforma participa.pt (para o fazer terá de se registar, indicando nome e email).

 

Participe na consulta pública

 

Mais informação

Leia o parecer da SPEA