Quando está a tentar descobrir que ave está a observar, estas perguntas podem observar.

Tamanho

É do tamanho de um pardal, de um melro ou de um pombo?

A maioria dos guias de aves indicam o comprimento de cada espécie, mas ao princípio poderá ser difícil estimá-lo quando faz observações. Nestes casos, uma boa ajuda é comparar mentalmente a espécie que está a observar com uma que conheça bem.

Tem asas muito compridas?

Nalguns casos (como as aves de rapina), também a envergadura de asas (medida da ponta de uma asa à ponta da outra) pode ser uma ajuda preciosa para saber que espécie está a observar.

Forma

É esguia ou “rechonchuda”?

Tem a cauda em V?

O bico é fino ou grosso, curvo ou direito?

As patas são compridas ou curtas?

O pescoço é comprido?

A silhueta da ave em voo pode ajudar a identificá-la, e a forma do corpo, bico e patas são também pistas úteis.

Cor(es)

A cor da ave, e sobretudo manchas de cor diferente, são muito úteis na identificação. Mas é bom não esquecer que em muitas espécies as cores variam com o sexo, a idade ou mesmo com a época do ano.

Canto

À medida que vai ganhando experiência, começará certamente a reconhecer o canto e os chamamentos de algumas espécies. Se puder acompanhar ornitólogos mais experientes, eles abrir-lhe-ão certamente as portas para um novo mundo de identificação de aves.

No site xeno-canto pode ouvir gravações de inúmeras espécies, feitas por observadores.

Comportamento

Algumas aves têm comportamentos inconfundíveis: depois de os ver uma vez, nunca mais terá dúvidas. A forma como as trepadeiras caminham pelos troncos das árvores, o abanar de cauda de uma alvéola passarão a saltar-lhe à vista para rapidamente ajudar na identificação.

Quando e onde

A época do ano e o local onde avista uma ave podem ser cruciais para a identificar. Algumas espécies apenas ocorrem nalgumas zonas do nosso país, preferem determinados habitats, ou só nos visitam no inverno, por exemplo.

Treinar

A melhor forma de aprender a identificar aves é ir para o campo. Mas nas alturas em que não puder, um recurso útil pode ser o site BirdID, que permite treinar-se com fotos e sons, e até tirar um teste e obter um certificado.