Duração Maio 2019 a Maio 2022

Assunto Aves Marinhas, Pescas

Região Leiria

O projeto Anzol+ visa promover a pesca ambientalmente sustentável, eficiente, inovadora, competitiva e baseada no conhecimento. Trabalhando diretamente com os pescadores, pretendemos fomentar a implementação de medidas e boas práticas na captura e manipulação dos recursos marinhos, sempre numa perspetiva de equilíbrio entre a preservação dos recursos e a sua exploração económica. Neste projeto, queremos criar um sistema de gestão apropriado, que se traduza numa valorização do pescado.

 

O Anzol+ surgiu no seguimento do nosso trabalho com os pescadores que operam na zona de Peniche e do Arquipélago das Berlengas (por exemplo nos projetos LIFE Berlengas e MedAves Pesca).

 

Objetivos

 

  • Criar um sistema de valorização dos produtos de pesca capturados dentro da área da Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO)

Aplicável à pequena pesca e tendo em conta os critérios de sustentabilidade ambiental, económica e social

  • Contribuir para a recolha de informação e monitorização dos recursos pesqueiros e da pesca à linha (i.e. anzol e palangre) na Reserva da Biosfera das Berlengas
  • Criar um guia sustentável para esta pesca que irá assegurar a manutenção das boas práticas para lá do tempo de vida do projeto
  • Sensibilizar a comunidade piscatória para a importância das parcerias entre pescadores e investigadores
  • Fomentar a criação de uma rede de processos de valorização
  • Promover a capacitação e formação dos pescadores para a sustentabilidade

 

Ver site

Financiamento