Duração Janeiro 2011 - a decorrer

Assunto Aves de Rapina

Região Beja, Évora, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém

Este grupo é formado por sócios com interesse no estudo e conservação da águia-de-bonelli (ou águia-perdigueira). O grupo pretende acompanhar a população da espécie em Portugal, identificar os fatores de ameaça e perturbação nos seus territórios, e encontrar soluções para compatibilizar as atividades humanas com a conservação desta espécie, particularmente em redor das cidades. Para o conseguir, trabalhamos de perto com pessoas e entidades envolvidas em atividades que possam ter impacto na águia-de-bonelli.

Objetivos

• Censo e monitorização anual do núcleo reprodutor de águia-de-bonelli da Grande Lisboa e da região Oeste

• Acompanhamento da nidificação e da evolução dos núcleos reprodutores de águia-de-bonelli do Alto Alentejo e Alentejo Central

• Estudo da ecologia da águia-de-bonelli na região da Grande Lisboa e na região Oeste

• Promoção da conservação ativa da águia-de-bonelli e do seu habitat em Portugal, através de:
    1. Identificação de fatores de ameaça e perturbação nos seus territórios
    2. Acompanhamento interventivo das situações que conduzam a impactos significativos sobre a espécie e seu habitat
    3. Fomento do diálogo e sensibilização da população e entidades relevantes para a conservação da espécie, com vista à prevenção, diminuição e eliminação dos fatores de ameaça e perturbação

Equipa

Rita Ferreira, Jorge Vicente e Manuel Cascalheira

Contacto

Quer partilhar uma observação interessante de águia-de-bonelli? Conhece um casal de águias-de-bonelli que pode estar em perigo? Tem informação útil sobre problemas que possam afetar a espécie?

Contacte-nos: gtab.spea@gmail.com