Duração Setembro 2019 a Dezembro 2023

Assunto Aves Marinhas, Espécies Invasoras, Pescas, Proteção de Habitats

Região Faro

Neste projeto pretendemos avaliar a resiliência das Ilhas Barreira às alterações climáticas, o estado das populações de gaivota-de-audouin e de chilreta (ou andorinha-do-mar-anã), e o impacto da pesca na pardela-balear.

As Ilhas Barreira, como o nome indica, formam uma barreira entre o mar e a Ria Formosa, cujos contornos estão constantemente a ser redesenhados por elementos como o vento e as marés. No LIFE Ilhas Barreira estamos a avaliar como esta dinâmica poderá ser afetada pelas alterações climáticas – informação importante para a conservação da Ria Formosa, para as pessoas que vivem nalgumas das ilhas e para as espécies que dependem deste ecossistema especial.

Estas ilhas são um importante refúgio para algumas aves marinhas: a Ilha Deserta é o único  local do nosso país onde nidifica a gaivota-de-audouin, e as ilhas albergam populações importantes de chilreta. No LIFE Ilhas Barreira estamos a estudar o estado das populações destas espécies, bem como a dinâmica entre as gaivotas e as dunas, e a avaliar a necessidade de medidas de conservação.

Site do projeto